O primeiro dia...

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

...Do resto de nossas vidas. É assim que se pode definir este domingo, 17, quando 513 representantes da população de todos os estados do Brasil vão decidir se a atual mandatária do país deve ou não continuar à frente dos destinos desses brasileiros. E qualquer que seja a decisão, o domingo torna-se um dia atípico, não por ser um domingo em si, mas porque encerra em suas horas todo o ideal de como o Brasil viverá os próximos dois anos.
A permanência da presidente Dilma Rousseff (PT) será possível simplesmente se aqueles que desejam apeá-la do poder não conseguir atingir os 342 votos para o impeachment. E o Brasil seguirá seu rumo sob o governo do PT, independentemente do caos já estabelecido pela posição da maioria populacional contra sua permanência.
Mas como ficará o país com a saída de Dilma, obviamente que respeitando as outras etapas do processo? É a esta pergunta que O Estado pretende responder com a reportagem nesta página, com base no depoimento de deputados federais maranhenses – eles próprios protagonistas da decisão deste domingo.
Um governo Michel Temer (PMDB) certamente mudará os rumos da economia, poderá arrefecer os ânimos políticos e trará certa leniência populacional, pelo menos por um período inicial, ainda que curto.
Mas nenhum país seguirá adiante – sob Temer ou sob
Dilma – se as reformas básicas não forem feitas, se a política continuar contaminada pela corrupção, e se as instituições não tiverem poder para gerir o Estado em qualquer circunstância.
Este domingo é o primeiro do resto das nossas vidas. Independentemente do resultado que sair dos microfones da Câmara dos Deputados.

Vai, não vai
Os últimos dias foram de intensas articulações entre os deputados federais maranhenses.
Muitos mudaram as posições iniciais sobre o impeachment, retrocederam e mudaram de novo, o que torna difícil afirmar como será o placar na bancada.
O que se imagina, diante do que se ouve, é que, muito provavelmente, os votos favoráveis ao impeachment serão a maioria.

Três oficiais
Pelo menos três deputados federais divulgaram notas públicas para afirmar sua posição em relação ao afastamento da presidente Dilma Rousseff.
Aluisio Mendes (PTN) e Pedro Fernandes (PTB) tiveram de desmentir boatos de que votariam a favor do impeachment, quando são, na verdade, contra.
Victor Mendes (PSD), por sua vez, veio a público para revelar que votará a favor do impeachment.

Esperado
A lista de deputados maranhenses a favor do impeachment só cresceu ao longo da última semana.
Até a segunda-feira, 11, eram contabilizados apenas sete votos pelo impedimento da presidente Dilma Rousseff (PT). Na sexta-feira, 15, já eram nove.
Mas, nas últimas horas, muitos reavaliaram sua posição, e a tendência agora que cada metade da bancada siga uma posição.

Derrota
Aliados do governador Flávio Dino (PCdoB) dizem que ele aguarda com apreensão a definição do voto do deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB).
Espécie de conselheiro político do governo, ele foi procurado pelo comunista para votar contra o impeachment, apesar de o PSB já ter fechado questão pelo afastamento da presidente.
No Palácio dos Leões, um voto do socialista contra a presidente Dilma seria considerada “derrota” de Dino.

Sem tempo
Árduo defensor da presidente Dilma Rousseff (PT), o governador Flávio Dino (PCdoB) reclamou na sexta-feira, 15, que o processo de impeachment tem tomado tempo de muita gente.
- Indignado com um absurdo jurídico [...] ocupar o tempo de tanta gente que tem tanto por fazer no nosso país. Ainda bem que acaba domingo – disse, apostando na vitória de Dilma.
A declaração gerou muitas reações e reacendeu o debate proposto pelo juiz Paulo de Assis Ribeiro, que criticou justamente a constante presença de Dino nas redes defendendo a petista.

Que esperem...
O governador Flávio Dino (PCdoB) foi duramente criticado por dedicar tempo precioso de sua gestão à defesa da presidente Dilma Rousseff.
Mas ele deu de ombros às reclamações e seguiu para Brasília, onde sentou praça no plenário da Câmara Federal.
Flávio Dino deve permanecer até domingo na capital federal, enquanto as questões estaduais aguardam a segunda-feira, 18.

Notificação
O Procon-MA notificou na sexta-feira, 15, a Jeep do Brasil a prestar esclarecimentos sobre propaganda da empresa no Instagram com teor supostamente pejorativo contra o Maranhão.
A publicidade serve-se da expressão “caixa-prego” para dizer que um veículo da marca vai a qualquer lugar. Da imagem, contudo, subentende-se que é o estado que está na “caixa-prego”.
Para o presidente do Procon-MA, Duarte Júnior, a forma como a publicidade é apresentada pode levar a uma interpretação que culmine em tom discriminatório.

E MAIS

• A governadora Roseana Sarney tem atuado fortemente em nome do PMDB junto à bancada do partido na Câmara dos Deputados.

• Para o deputado Aluisio Mendes, a melhor saída para a crise política seria a realização de eleições gerais, para dar aos brasileiros o direito de se manifestar sobre o atual governo nas urnas.

• Autointitulado “membro do conselho político da presidente Dilma” na campanha de 2012, o prefeito Edivaldo Júnior mantém silêncio sobre a situação da ex-aliada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.