Artigo

A política sem líder

José Carlos Sousa Silva

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

É muito importante a política. Ela é uma das ciências sociais. Busca nas demais outras auxílio para que o seu completo, eficaz, justo, adequado funcionamento, seja justo no tempo e no espaço.
Há no meio Social muitos valores que merecem ser corretamente focalizados pela política a fim de que ela possa alcançar os seus objetivos de forma correta, legítima, legal, em benefício do povo.
O exercício de uma atividade de conteúdo político exige inteligência, cultura e honestidade do seu agente. Não é missão para qualquer pessoa.
A missão do político deve ser vinculada ao interesse público e fundada na legitimidade e na legalidade.
Não se admite que o político seja comerciante das necessidades do povo, que é o sujeito principal na prática democrática.
Em qualquer país no mundo o político precisa saber de onde vem, onde está e para onde quer ir agindo sempre em defesa do povo.
Assim será possível o encontro do melhor em benefício dos eleitores pedindo o reconhecimento dos seus direitos.
O Brasil, hoje, em consequência da desobediência do que é legal e justo, está num palco inadequado e inseguro e por isso está caindo. Precisa de proteção urgente de todas as pessoas que residem no seu Território.
Não devemos admitir que a mentira substitua a verdade. Esta é a força maior no procedimento democrático com o povo e pelo povo.
As mudanças na política devem chegar inspiradas no que seja adequado ao regime democrático. A violência não trará nada de bom. É apenas a imposição da força bruta violando o sistema jurídico construído e fundado na legitimidade e na legalidade.
O povo brasileiro merece completa proteção. Precisa viver em paz e assim crescendo dentro do seu modelo econômico e político.
Não basta ter mais e mais. O mais importante é ser realmente gente digno do respeito e da admiração no seu meio social.
A luta constante de todos os brasileiros, hoje, mais que antes, deve ser no sentido de saber escolher os seus representantes em qualquer dos Poderes Legeslativos e Executivos Municipais, Estaduais e Federais.
No Brasil há excesso de partidos políticos. Para que? E quais são os seus motivos? Este excesso está gerando anarquia.
O povo, no momento da escolha dos seus representantes, precisa fazer uma profunda reflexão a fim de não cometer erros.
Por falta dessa imprescindível reflexão no momento de exercer o direito de votar, estamos, hoje, no Brasil, vendo um palco cheio de políticos despreparados para o cumprimento integral no exercício do mandato em benefício único do povo.
No Brasil, hoje, estamos precisando de líderes políticos. Ser líder não é missão para qualquer pessoa. É preciso saber viver e respeitar a vida humana, agindo sempre com cordialidade em benefício dos seus semelhantes e assim lutando na representação do povo.
O homem vem, o homem vai, não fica no que tem, fica, porém, no que é e assim para sempre.
Aí está o caminho que deve seguir cada líder e especialmente político. E o povo brasileiro vive, hoje, sentindo a sua falta no quadro que aí está e falando demais e sem agir corretamente respeitando as regras gramaticais e políticas.

José Carlos Sousa Silva
Advogado, jornalista e professor da UFMA e Universidade Ceuma, mestre em Direito pela UnB, membro da Academia Maranhense de Letras
E-Mail;jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.