Perigo

Retornos interditados são reabertos em vias

Muitos condutores fazem manobras em locais proibidos, de onde foram afastados ou retirados irregularmente os blocos que os interditavam

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Motociclista utiliza retorno que estava interditado para atravessar via
Motociclista utiliza retorno que estava interditado para atravessar via (Retorno)

Retornos fechados com blocos em avenidas de São Luís estão sendo reabertos irregularmente para permitir a passagem de veículos, principalmente motocicletas. A situação representa um risco para o trânsito nesses pontos, pois aumenta a possibilidade de serem registrados acidentes.

Um exemplo pode ser observado na Avenida São Marçal, no bairro João Paulo. Próximo a uma loja de móveis e eletrodomésticos, foram colocados blocos de concreto (conhecidos como gelo baiano) em um trecho do canteiro central da via, para impedir que motoristas fizessem o retorno. Os blocos foram afastados, e os condutores continuam fazendo a manobra irregular no trecho. Mesmo sendo muito pesados, os blocos foram retirados de seu lugar para facilitar a passagem dos condutores.

Perigo
Na tarde de ontem, O Estado esteve no local e, em poucos minutos, flagrou vários motociclistas fazendo a manobra irregular no trecho. De acordo com comerciantes da região, situações como essas acontecem a todo o momento.

Antônio dos Santos trabalha nas proximidades e disse que já observou até automóveis de pequeno porte fazendo o retorno irregular no trecho. “Ninguém faz nada e acidentes acontecem”, disse.

Na Avenida Carlos Cunha, no Jaracati, acontece situação semelhante. Próximo a um shopping da região, também houve a colocação de blocos de concreto para impedir manobras no trecho, mas eles são ignorados por condutores.

Esse tipo de irregularidade já causou um acidente no local. No dia 27 do mês passado, o vigilan­te Emerson José Santos Ma­tos, de 38 anos se acidentou na Avenida Carlos Cunha quando um carro estancou ao atravessar a pista para pegar o retorno fechado por blocos.

Ele contou que estava vindo em sua motocicleta e bateu no meio do veículo que havia estancado e praticamente voou, parando a cerca de 20 metros de distância.
“Eu saquei da moto e caí do outro lado da pista. Antes, nesse mesmo dia, eu tinha ido para a Igreja, e graças a Deus não aconteceu nada comigo”, relatou o vigilante.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que os retornos que foram fechados provisoriamente com blocos de concreto (gelo baiano), passam por análise técnica do setor de Engenharia da SMTT, para serem fechados definitivamente.

A SMTT ressaltou que comete infração de trânsito, não só os que retiram o bloqueio viário, mas também os que executam o retorno proibido no local fecha­do. A secretaria informou ain­da que agentes de trânsito realizam a fiscalização de forma itinerante com viaturas, e quan­do constatadas as irregularidades, como retorno em local proibi­do, é lavrada a autuação de trânsito ao condutor infrator.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.