Ameaça

Coreia do Norte prepara um míssil de médio alcance

Agência sul-coreana acredita que ele será disparado hoje; Pyongyang anunciou ter feito teste nuclear em janeiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Pyongyang - A Coreia do Norte mobilizou um ou dois mísseis balísticos de alcance intermediário na costa leste do país, e possivelmente prepara um lançamento para hoje,15 ou próximo dessa data, que marco o aniversário do fundador da nação, disse a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Um lançador móvel foi flagrado levando até dois mísseis Musudan, disse a Yonhap nesta quinta-feira (14), citando várias fontes do governo da Coreia do Sul, na esteira do quarto teste nuclear de Pyongyang em janeiro e do lançamento de um foguete de longo alcance no mês seguinte, o que acarretou novas sanções da Organização das Nações Unidas (ONU).

Não se sabe se o míssil Musudan, concebido para ter um alcance de mais de 3 mil quilômetros, já foi testado em voo, de acordo com o Ministério da Defesa sul-coreano e especialistas.

Teste

Alguns especialistas dizem que o Norte pode decidir fazer um teste de disparo do Musudan no futuro próximo, enquanto tenta construir um míssil balístico intercontinental concebido para alcançar o território continental dos Estados Unidos.

A inteligência dos EUA acredita que a Coreia do Norte tem pouca capacidade de atingir seu país, mas que suas tecnologias serão aprimoradas, o que torna o investimento contínuo na defesa contra mísseis algo essencial.

O porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano, Moon Sang-gyun, se recusou a confirmar a reportagem da Yonhap, mas disse que os militares estão em estado de alerta para qualquer lançamento de míssil de Pyongyang desde que seu líder, Kim Jong Un, prometeu realizar novos testes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.