Basquete

Sampaio Corrêa e Americana / Corinthians farão final na LBF

Tubarão venceu duelo com América de Recife, por 58 a 47, no Castelão; Maranhão perdeu para o time paulista, por 72 a 67, em Americana (SP)

LBF

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
(Sampaio Corrêa está preparado e promete partir para cima do América neste sábado/De Jesus)

O Sampaio Corrêa Basquete está na Final da LBF. Empurrado por milhares de torcedores no Ginásio Castelinho, em São Luís, a equipe maranhense venceu mais um duelo equilibrado contra o Uninassau/América, desta vez por 58 a 47, e garantiu presença na Final do campeonato nacional logo em sua temporada de estreia.

O Sampaio Corrêa conquistou vaga para disputar a Final da sexta edição da LBF, logo em sua primeira temporada no principal campeonato de basquete feminino do Brasil.

Com a vitória, o Sampaio Corrêa terá o Corinthians/Americana como o adversário na briga pelo título de campeonato da temporada 2015/2016 da LBF.

Grande ‘isqueiro’ da festa da torcida do Sampaio, a ala Iziane saiu de quadra com 19 pontos e sete rebotes, e foi a protagonista do triunfo histórico da equipe maranhense.

A armadora norte-americana Wheeler, com 12 pontos, sete rebotes e quatro assistências, e a ala Palmira, com dez pontos e sete rebotes, também tiveram atuações crucias para a vitória do Sampaio.

“Não tem muito o que falar do que aconteceu aqui. A festa da torcida foi maravilhosa. Foi um jogo de superação pra gente, nosso time viveu altos e baixos durante toda a série, mas provamos hoje que nosso time é forte e aguerrido, e é isso que a gente vai levar para a decisão da LBF CAIXA”, analisou a ala Palmira, do Sampaio Corrêa.

Jogando solto em casa, o Sampaio Corrêa teve atuação espetacular dos dois lados da quadra em nove dos dez minutos do primeiro período e abriu 17 pontos de vantagem ao colocar 21 a 4 no placar.

Depois de ver seu rival abrir grande vantagem, o América de Recife anotou os últimos oito pontos do período inicial e diminuiu o prejuízo (21 a 12). No 2º período a equipe pernambucana seguiu firme na reação e reduziu a desvantagem para cinco pontos (23 a 18).

Buscando a todo custo a reação no placar, o América venceu o terceiro período, por 14 a 11, foi melhor no início do período derradeiro e baixou sua desvantagem para apenas três pontos (44 a 41).

Mesmo com o América de Recife tentando a reação até o último segundo, o Sampaio voltou a ter o domínio do jogo no período derradeiro e firmou a vitória da classificação para a Final da LBF.

O Ginásio Castelinho mais uma vez contou com grande participação da torcida tricolor, que empurrou e ajudou o Sampaio Corrêa a sair de quadra com a décima vitória em 12 jogos como mandante na LBF.

Pelo lado do América de Recife, destaque para a ala Tatiane, dona de 15 pontos e cinco rebotes, e para a pivô Érika de Souza, com expressivo duplo-duplo de 11 pontos e 19 rebotes. Com mais um jogo com dígitos duplos em dois fundamentos, a pivô Érika de Souza fechou sua participação na temporada 2015/2016 da LBF com 11 duplos-duplos em 15 partidas disputadas.

Em sua segunda temporada na LBF, o América de Recife não conseguiu repetir o feito da última temporada de disputar a Final, mas terminou a temporada na 3ª colocação e com a moral alta.

Agora, chegou a hora da grande Final da sexta edição da LBF. Corinthians/Americana e Sampaio Corrêa Basquete venceram suas respectivas séries semifinais dos playoffs e protagonizarão a grande decisão do campeonato nacional. Como a equipe do Estado de São Paulo terminou a fase de classificação na liderança da tabela de classificação e seu rival em 2º, o time alvinegro terá mando de quadra durante a série Final.

No domingo (17/04), Corinthians e Sampaio fazem a primeira partida da série melhor de cinco jogos da Final da LBF no Ginásio do Centro Cívico, em Américana (SP), às 13 horas. Na sequência, novamente em Americana, as duas equipes protagonizam a segunda partida da série na terça-feira (19/04), às 19h30.

Depois das duas partidas no interior de São Paulo, a série Final da LBF segue para o Maranhão, onde será realizado o Jogo 3 do confronto no domingo (24/04), às 14h30 horas, no Ginásio Castelinho, em São Luís. Se necessário, as duas equipes voltam a se enfrentar na terça-feira (26/04), às 19h30.

Se precisar, Corinthians e Sampaio fazem a quinta e última partida da série decisiva da temporada 2015/2016 da LBF no sábado (30/04), às 10 horas em Americana, novamente no Ginásio do Centro Cívico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.