Incidente

Rússia realiza “voos agressivos” perto de destróier americano

Manobras começaram na última segunda; Casa Branca diz que está ciente do ocorrido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Avião russo Sukhoi SU-24 faz manobra perto de navio destróier
Avião russo Sukhoi SU-24 faz manobra perto de navio destróier (Avião russo Sukhoi SU-24 faz manobra perto de navio destroier dos EUA no Mar Báltico)

Washington - Aviões militares russos realizaram uma série de "voos agressivos" sobre um navio destróier dos Estados Unidos em águas internacionais no Mar Báltico, afirmou ontem um funcionário da Defesa americano, de acordo com a agência France Presse.

As manobras começaram na segunda-feira, quando o destróier se encontrava a 70 milhas náuticas de Kaliningrado, em águas internacionais.

Dois caças russos Su-24 voaram por cerca de 20 vezes perto do "USS Donald Cook", a uma distância de menos de mil metros e a uma altura de 30 metros do navio.

Depois, na terça, um helicóptero antissubmarino russo Ka-27 Helix voou sete vezes ao redor do destróier, tirando fotos à medida que passava.

Pouco depois, um Su-24 voou diretamente sobre a embarcação, "tão perto que deixou um rastro na água", afirmou a fonte. O avião estava com as "asas limpas", o que significa que não estava visivelmente armado.

Incidente

A Casa Branca diz que está ciente do ocorrido. "A Casa Branca está ciente do incidente", disse o porta-voz Josh Earnest a repórteres. "Este incidente é inteiramente inconsistente com as normas profissionais dos militares operando em proximidade em águas internacionais e no espaço aéreo internacional", afirmou.

Marinheiros americanos tentaram várias vezes contatar a nave russa nas frequências internacionais, mas não obtiveram resposta. Os incidentes acontecem num momento de tensão entre Moscou e Washington sobre a participação da Rússia nos conflitos do leste da Ucrânia e na Síria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.