Desenvolvimento rural

Plano de desenvolvimento rural é discutido em Codó

Projeto, que propõe o desenvolvimento por meio de qualificação profissional e atividades agrícolas, beneficiará famílias da comunidade Saco, localizada a cerca de 10km do centro da cidade; ação é fruto fruto de parceria do Senar e grupo FC Oliveira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Marciano e Cirilo Leite com Irene do Carmo Silva serão beneficiados com o plano de produção rural
Marciano e Cirilo Leite com Irene do Carmo Silva serão beneficiados com o plano de produção rural (Marciano)

Codó - O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), Luiz Figueiredo reuniu-se esta semana com o empresário Francisco Carlos de Oliveira, proprietário do grupo, FC Oliveira, em seu escritório em Codó, para apresentar projeto que visa desenvolver, por meio de qualificação profissional e atividades agrícolas, a comunidade Saco, localizada a cerca de 10km do centro da cidade.

Acompanhado pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Almir Sampaio, do secretário de Agricultura, José Cordeiro de Oliveira e do presidente da Associação dos Criadores de Codó, Iêdo Barros, o superintendente discutiu a proposta, que inicialmente atenderá 35 famílias.

Figueiredo explicou que o plano é voltado para o plantio de cucurbináceas de haste rastejante, ou seja, plantas rasteiras, bastante cultivadas na região, tais como: melancia, melão, pepino, abóbora e mandioca. Mas também, no local podem ser exploradas as plantações de milho, quiabo, cheiro verde e alface, com possibilidade de abastecer Codó, gerando excedente para cidades vizinhas.

Investimentos

“O diretor do grupo FC Oliveira visa um grande investimento na comunidade com o financiamento de 30 hectares iniciais, gerando receita suficiente para reembolsar o capital inicial da empresa e o excedente para ser reaplicado, dando continuidade ao projeto”, disse o superintendente do Senar, destacando a receptividade e a visão empreendedora e social do empresário.

Francisco Oliveira disse que a parceria com o Senar é importante, pois qualificará os pequenos produtores que serão incluídos no processo. Para ele, não basta apenas trazer a instituição para capacitar a comunidade, é necessário o envolvimento da sociedade e em especial, do poder público por meio da prefeitura local.

“Estamos discutindo um investimento na área rural, onde queremos envolver a sociedade e transformar a vida dessas famílias”, afirmou o empresário dizendo acreditar que a melhoria de vida ocorre onde há educação e trabalho, peças-chave, segundo ele, para o fortalecimento de um povo.

“Queremos incutir a ideia no povo dessa cidade a perspectiva de sonhar, de crescer e de acreditar que aqui é possível, que a nossa região pode vir a ser um celeiro de produção para abastecer a nós e a outros estados”, disse, entusiasmado o empresário.

Hora certa

O pequeno produtor Marciano Cirilo Leite morador da fazenda Santa Morena, terra adquirida pelo grupo FC Oliveira, revela que a área é bastante produtiva. Feliz, com a notícia da aplicação pelo grupo empresarial, ele afirma que veio na hora certa.

“A minha vida inteira cultivei a terra e é dela que tiro o meu sustento. Minha vida é no interior”, ressaltou o produtor.

“A minha vida inteira cultivei a terra e é dela que tiro o meu sustento. Minha vida é no interior”

Marciano Leite

Produtor

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.