Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
O carnavalesco, compositor e arranjador Dennys Oliveira, já tem pronto o enredo da Marambaia do Samba para o Carnaval do próximo ano. O tema é inspirado na África dos nossos ancestrais e, para melhor desenvolver o enredo, promoveu a vinda do coreógrafo maranhense Claudio Andrade (foto), da Escola de Samba Grande Rio e da Porto da Pedra (RJ), que veio a São Luís ministrar um workshop sobre as novas técnicas para a montagem de um desfile de Carnaval na avenida
O carnavalesco, compositor e arranjador Dennys Oliveira, já tem pronto o enredo da Marambaia do Samba para o Carnaval do próximo ano. O tema é inspirado na África dos nossos ancestrais e, para melhor desenvolver o enredo, promoveu a vinda do coreógrafo maranhense Claudio Andrade (foto), da Escola de Samba Grande Rio e da Porto da Pedra (RJ), que veio a São Luís ministrar um workshop sobre as novas técnicas para a montagem de um desfile de Carnaval na avenida
Principal nome do Crossfit nacional, Ricardo Prudente está sendo cotado para vir a São Luís ministrar curso no mês de junho. Na foto, ele usando um boné do Crossfit 98, instalado na Avenida São Luís Rei de França e comandado por Vitor Telles (Viva Água) e seus sócios
Principal nome do Crossfit nacional, Ricardo Prudente está sendo cotado para vir a São Luís ministrar curso no mês de junho. Na foto, ele usando um boné do Crossfit 98, instalado na Avenida São Luís Rei de França e comandado por Vitor Telles (Viva Água) e seus sócios

Cartilha
A Cartilha foi sugerida pelo ministro José Múcio, do TCU, para prefeitos pernambucanos em encontro recente, mas vale para todos os prefeitos do Brasil, que quiserem evitar dor de cabeça com os órgãos de controle quando forem passar o cargo ao sucessor:
a) manter nos arquivos da prefeitura documentos relativos a todas as transferências que tiver recebido;
b) providenciar os extratos das contas bancárias do período e a cópia dos cheques emitidos;
c) prestar contas de tudo que puder durante a gestão. Se a execução estiver em andamento, apresentar uma prestação de contas parcial;
d) arquivar na prefeitura cópia das prestações de contas que fizer e o respectivo comprovante de entrega;
e) exigir da nova gestão o recibo de entrega de toda documentação, especificando-a de forma detalhada;
f) manter no arquivo particular cópia dos documentos listados;
g) caso o prazo de vigência de uma transferência vá expirar no final do mandato, solicitar prorrogação em tempo hábil.

Cadeiras-Poetas
Para quem acha que a poesia está morta, é só flanar pelo belo jardim do Palais-Royal, no centro de Paris.
A paisagem é inspiradora, certo, mas não se trata disso. O artista canadense Michel Goudet e o francês François Massut, fundador do grupo Poésie Is Not Dead, criaram o projeto Os Confidentes.
São 10 cadeiras semelhantes àquelas normalmente disponíveis ao público no jardim, mas acopladas em duplas, vis-à-vis.
Basta plugar fones de ouvido num pequeno aparelho instalado entre as duas cadeiras para ouvir poemas recitados por atores ou, no caso de versos contemporâneos, pelos próprios autores.
Entre os poetas escolhidos, estão nomes como Charles Baudelaire, Guillaume Apollinaire, Arthur Rimbaud, Paul Verlaine ou Yves Bonnefoy. Uma ideia poética, e de graça. E que poderia ser imitada aqui em São Luís, com todos os aplausos.

Alguns prazos
Hoje é o último dia para submissão das relações de filiados pelos partidos políticos no Tribunal Regional Eleitoral via internet. Já de 15 a 19 é o prazo para identificação das duplicidades de filiação.
Para o dia 20 de abril está programada a divulgação das duplicidades de filiação, publicação na internet das relações oficiais de filiados, início da contagem do prazo para resposta nos processos de duplicidade de filiação e geração das notificações para partidos e filiados envolvidos em duplicidade.
O dia 11 de maio, por sua vez, é o último dia para apresentação de resposta por filiados e partidos envolvidos e 23 de maio será a data-limite para decisão das situações sub judice. O dia 1º de maio é a data-limite para registro das decisões no sistema.

Regras do Fies
O Senado apreciou projeto de lei que cria nova regra para a seleção dos estudantes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O projeto altera as regras de seleção do Fies para incluir como critério de escolha dos beneficiados o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
É oriundo de sugestão de participantes do Programa Jovem Senador de 2013 e teve como autores os estudantes Isamara Cardoso de Brito, Ivanlins Nascimento da Costa, João Vítor Silva e Maria Eduarda Nunes da Silva.

Audiência pública
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, Thiago Diaz, conduziu esta semana, em Imperatriz, audiência pública para definição do piso salarial do advogado.
O objetivo é a valorização da classe por meio de um ambiente seguro e economicamente saudável, para evitar a aplicação de honorários aviltantes. Em São Luís, a audiência acontece hoje, na sede da OAB/MA.
Após as audiências, o projeto será encaminhado ao Governo do Estado para que possa seguir para a Assembleia Legislativa.

Bolão dos Deputados
Em Brasília, deputados da oposição que querem o afastamento da presidente Dilma Rousseff, abriram um bolão “democrático”, enquanto aguardam a definição sobre os últimos detalhes para a votação do impeachment. As apostas, que custam R$ 100, referem-se ao placar do próximo domingo, quando está prevista a decisão final da Câmara sobre o processo. O bolão premiará apenas quem acertar integralmente o resultado.

TRIVIAL VARIADO
Será hoje o lançamento do livro da blogueira e editora de beleza da revista Vogue Brasil, Victoria Ceridono, com uma noite de autógrafos na loja da MAC Cosmetics do Shopping da Ilha. Além da Vic, estará presente também a maquiadora sênior da MAC, Fabiana Gomes.

O “dono” do PR, Valdemar Costa Neto, está com um chicote na mão. Se Sebastião Oliveira e Anderson Ferreira votarem a favor do impeachment, os botará para fora do partido.
O humorista Tirulipa se apresenta hoje à noite, na praça de alimentação do Pátio Norte Shopping, com o espetáculo “Tirulipa Show”, a partir das 20h. A entrada é gratuita.

Neste fim de semana, o nadador Frederico Veloso de Castro começa o seu caminho para ser o único representante maranhense na disputa das Olimpíadas de 2016. A seletiva irá acontecer em um evento teste na competição do Troféu Maria Lenk, nas piscinas já preparadas para os jogos oficiais.
A Argentina chora a morte, aos 98 anos, de Mariano Mores, lenda do tango e um dos músicos homenageados pelo projeto Café de Los Maestros. Tive a glória de aplaudi-lo em 2011, no teatro Grand Rex, em Buenos Aires. Era sua despedida dos palcos.

Poucas vezes vi uma missa de sétimo dia tão bem frequentada e emocionante como a que a família Nunes Freire mandou rezar terça-feira, na Igreja de Santo Antonio, em memória do meu saudoso amigo Oswaldo Nunes Freire Neto.

DE RELANCE

Toque de revolta
De Gaulle estava certo: o Brasil não é mesmo um país sério. O que temos visto, nos últimos dias, de políticos abandonando o barco de Dilma e saindo desesperados em busca de um lugar no barco de Temer, é de fazer corar de vergonha os que ainda acreditam neste País. Como nas próximas eleições para o Congresso Nacional eu só votarei se quiser, pois estarei no esplendor da minha melhor (?) idade, não sairei de casa para eleger figuras que não tem a menor dignidade para representar um povo decente.

Tihany morreu
O mundo se despede de mais um mito do século passado: Fanz Czeisler, conhecido como o Mágico Tihany. O fundador do Circo Mágico Tihany, que esteve algumas vezes se apresentando em São Luís, morreu aos 99 anos de idade, em Las Vegas. O circo, que sempre foi a alegria das crianças e do povo, continua ainda pela América do Sul.

Amor sem limites
O amor não tem limites. E está se despindo de preconceitos históricos. Sob as bênçãos dos pais, Flávio de Souza e Moema Leão (ela, uma das locomotivas da sociedade do Planalto Central), a jovem Narciza de Souza Leão casou-se com sua amada Daniela Cronembergel, em Brasília. Não será surpresa se mais breve do que se possa esperar, aqui mesmo em São Luís, duas belas e queridas figuras de nossa sociedade estejam fazendo o mesmo.

Quem é ele?
O muro erguido na Esplanada dos Ministérios, na Capital Federal, para servir de divisor de torcidas de apoio ou contra durante a votação do impeachment, domingo, pode ser considerado uma grande metáfora deste imenso Brasil. Mesmo depois que a Câmara definir se Dilma sai ou fica, o País continuará rachado. Fica, é bem verdade, a grande pergunta: quem será capaz de reunificar esta Nação? Se é que ainda restará uma Nação.

Saudação em áudio
O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Tcheca no Brasil, Jiří Havlík, foi homenageado com jantar em São Paulo, pela maranhense Violeta Azevedo Parga (mãe da embaixatriz do Brasil em Praga, Miriam Cecília Parga Prata, casada com o embaixador George Prata). Violeta pediu ao seu irmão, Prof. Ramiro Azevedo, que reside em São Luís, para gravar uma saudação ao embaixador tcheco. E o áudio foi ouvido e aplaudido pelo próprio e por todos os que estiveram presentes ao jantar.

Cerimonial e Protocolo
O cerimonialista Marcílio Renaux, que foi um dos fundadores, juntamente com o maranhense José Pestana, do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo – CNCP e tem muitos amigos em São Luís, passará o cargo de presidente da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo no próximo dia 29, no Recife, para Silas Costa, que toma posse com os demais componentes da nova diretoria. Pestana já avisou que estará presente.

Cartão e crédito
A cada minuto, 21.169 pessoas utilizam o cartão de crédito ou débito no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões (Abecs) o dispositivo ganha cada vez mais adeptos nos pagamentos diários. Por isso, registrou um crescimento de 540% nos últimos dez anos. Só em 2015, o setor movimentou R$ 1,08 trilhão em 11,5 bilhões de transações. O montante já representa 30,5% de todo o consumo das famílias brasileiras e coloca a indústria dos meios eletrônicos de pagamento como a terceira maior fonte de crédito do País, atrás somente do crédito imobiliário e do consignado.

Vale refletir com Albert Einstein:
“Sem cultura moral não haverá nenhuma saída para os homens.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.