Novo ciclo

Negociações de paz para a Síria foram retomadas em Genebra

Novo ciclo de diálogo deve durar 10 dias; regime e oposição estão divididos sobre a questão da transição política;a Rússia, que apoia Damasco política e militarmente, considera que as negociações devem se concentrar na redação de uma nova Constituição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Muçulmanos votam nas eleições legislativas organizadas pelo regime
Muçulmanos votam nas eleições legislativas organizadas pelo regime (Muçulmanos votam nas eleições legislativas organizadas pelo regime)

Damasco - As negociações de paz para a Síria foram retomadas em Genebra, na Suíça, ontem, quando em terra a trégua corre o risco de se romper e o regime organiza eleições legislativas nas regiões que controla. Este novo ciclo de diálogo, que deve durar 10 dias, ocorre três semanas depois de uma primeira rodada na qual não foram registrados avanços importantes.

Começa às cinco e meia da tarde (12h30 de Brasília) com um encontro entre o emissário da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, e uma delegação do Alto Comitê de Negociações (ACN), que reúne os principais grupos opositores.

A delegação do governo sírio chegará hoje, 14, ou nesta sexta-feira a Genebra, devido às eleições que foram organizadas ontem. "A próxima fase das negociações de Genebra será crucial" porque "nos concentraremos na transição política, na governança e nos princípios constitucionais", advertiu De Mistura na segunda-feira em Damasco.

O regime e a oposição estão divididos sobre a questão da transição política, porque esta última exige a criação de um corpo executivo dotado de todos os poderes e do qual o presidente Bashar al-Assad seria excluído. O regime, por sua vez, pede um governo ampliado a membros da oposição sob a presidência de Assad.

Constituição

A Rússia, que apoia Damasco política e militarmente, considera que as negociações devem se concentrar na redação de uma nova Constituição. "O resultado do processo político deve ser uma nova Constituição, na qual as eleições antecipadas se amparem", disse o chanceler russo, Serguei Lavrov.

A retomada das negociações coincide com as eleições legislativas que o regime organizou ontem nas zonas sob seu controle. Mais de 11.000 candidatos concorrem a estas segundas eleições desde o início da guerra, em 2011, consideradas ilegítimas pela oposição dentro e fora da Síria, assim como pelo Ocidente.

Segundo um porta-voz do governo britânico em Genebra, estas eleições "demonstram a que ponto (o regime) é alheio à realidade". "Apenas quando tiver sido criado um órgão de transição e os combates tiverem cessado será possível organizar eleições livres e justas", acrescentou.

Preocupação pela trégua

De Mistura expressou na terça-feira por videoconferência ante o Conselho de Segurança sua preocupação pelo "aumento do nível de violência", em particular em Hama, Damasco e Aleppo.

A trégua em vigor desde 27 de fevereiro parece cada vez mais frágil na Síria, onde regime e jihadistas se preparam para uma batalha decisiva na província setentrional de Aleppo.

O diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman, falou de "um aumento notável das operações militares, em particular na província de Aleppo, em comparação com o mês de março".

Os combates também prosseguem em vários pontos da estrada que une Aleppo e Damasco, por um lado entre tropas do regime e jihadistas da Al-Qaeda, e por outro entre vários grupos rebeldes.

Chave da paz

A província de Aleppo, cujo controle é dividido entre o regime, os rebeldes, os jihadistas e os curdos, "tem a chave da paz ou da guerra na Síria", segundo Rahman. Nem a filial síria da Al-Qaeda, a Al-Nosra, nem o grupo Estado Islâmico participam na trégua negociada, mas a primeira combate junto a rebeldes das centenas de grupos insurgentes que assinaram o cessar-fogo.

"Fugi à Turquia em 2014 com minha família após os mortíferos ataques contra o leste de Aleppo. Retornei depois da entrada em vigor da trégua, mas agora temo o mesmo cenário", contou Abu Mohamad, um morador de Aleppo de 38 anos.

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) advertiu que as entregas de suprimentos para a população presa no conflito podem ser interrompidas brutalmente se as hostilidades forem retomadas. "O cessar-fogo (...) deu à população muito mais que um simples acesso aos mercados, deu um acesso à ajuda. Deu esperança", declarou à AFP o número 2 do PMA, Matthew Hollingworth. "E o fim do cessar-fogo acabaria com esta esperança".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.