Asilo

Mais de mil migrantes entram à força na Costa Rica a partir do Panamá

Migrantes estavam detidos em tentativa de chegar aos EUA; governo da Costa Rica diz que entrada de migrantes é ''uma afronta''

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Costa Rica - Mais de mil migrantes, em sua maioria cubanos, entraram ontem na Costa Rica à força oriundos do Panamá, onde se encontravam detidos em sua tentativa de chegar aos Estados Unidos, informou o governo costarriquenho.

"Hoje [ontem]entraram na Costa Rica de maneira violenta e forçada mais de mil migrantes irregulares, o que é uma afronta para o povo costarriquenho", declarou em um comunicado.

O texto lembrou que, recentemente, o país da América Central abrigou e deu assistência humanitária em seu território a quase 8.000 cubanos durante quatro meses, quando a Nicarágua decidiu, em novembro passado, bloquear sua passagem pela fronteira. Os cubanos faziam a viagem para chegar aos Estados Unidos a partir do Equador.

Fronteira

O governo advertiu que San Jose não é capaz de atender mais ilhéus que tentam chegar à América do Norte. Segundo o comunicado, o ministério da Segurança da Costa Rica reforçará a fronteira com o Panamá, "mas com absoluto respeito à vida de todas as pessoas".

Imagens divulgadas pela televisão da passagem de fronteira de Paso Canoas mostraram como os migrantes entraram em confronto com as autoridades locais, que tentaram impedi-los.

O governo da Costa Rica anunciou que enviará uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "para expressar seu repúdio a uma legislação que estimula os migrantes a continuar um trânsito perigoso a esse país por nossos territórios", fazendo alusão à política americana de permitir a entrada de migrantes cubanos que chegam nos Estados Unidos por terra ou por mar.

Na terça-feira, autoridades de imigração da América Central, Colômbia, Equador, México e Estados Unidos reuniram-se na Costa Rica para encontrar soluções para o fluxo contínuo de migrantes cubanos por esses países.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.