Terrorismo

Estado Islâmico arrecada US$ 3 bilhões ao ano com tráfico

Grupo jihadista trafica drogas, armas, obras de arte e petróleo; promotor estima que ligação entre o crime e o terrorismo se consolidaram

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Síria - O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) arrecada US$ 3 bilhões ao ano com o tráfico de drogas, armas, obras de arte e contrabando de petróleo, estimou ontem o promotor encarregado da luta contra o terrorismo na Itália.

"O tráfico ilegal exige uma extensa rede de cúmplices externos, com conexões na chamada economia real através de paraísos fiscais e redes para a transferência de dinheiro", explicou Franco Roberti, promotor encarregado da luta contra a máfia e o terrorismo.

Roberti, que graças à legislação especial adotada contra a máfia siciliana Cosa Nostra e Camorra em Nápoles tem autorização para ordenar escutas telefônicas e apreensão de bens, estima que as "ligações entre as organizações criminosas e o terrorismo internacional se consolidaram".

"Eles precisam de dinheiro disponível, armas, documentos falsos, estruturas logísticas que as organizações mafiosas podem fornecer sem qualquer problema", reconheceu o promotor, durante uma coletiva de imprensa em Roma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.