Conscientização

Doença de Parkinson é alvo de palestra no HUUFMA

Intenção é sensibilizar a população e orientar para que o tratamento seja feito o mais cedo possível; Maranhão não tem dados organizados sobre a doença

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

O Dia Mundial de Combate à Doença de Parkinson, patologia neurodegenerativa, crônica e progressiva, que acomete principalmente pessoas idosas e também pode ser encontrada entre os mais jovens, foi celebrado no dia 11 deste mês. Para lembrar a data e nortear as pessoas, o Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA) realizou, na manhã de ontem, uma sensibilização, com palestras, distribuição de panfletos e orientações, em frente ao setor de marcação de consultas.

A ação foi coordenada pelo neurocirurgião João Carlos Soares de Sousa, que ressaltou a importância de os pacientes que sofrem da doen­ça se agruparem em comunidades e criarem associações para facilitar o acesso ao tratamento e à coleta de dados sobre a síndrome. Hoje, de acordo com o médico, São Luís, e o Maranhão, não têm dados organizados sobre a doença, o que dificulta a criação medidas para o combate.

Ambulatório
Por causa disso, o HUUFMA resolveu implementar o primeiro ambulatório específico para distúrbios do movimento em São Luís, que recebeu ontem seus primeiros cadastros de propensos pacientes. Como explicou o médico João Carlos de Sousa, às vezes a pessoa tem alguns tremores em partes do corpo e não sabe exatamente o que tem. Por isso, a criação do ambulatório é de extrema importância para a comunidade.

Hoje, as estimativas são de que a cada 100 mil habitantes, 10 a 20 pessoas são acometidas pela doen­ça. Acima de 60 anos, esses dados podem chegar a até 1% de toda a população idosa.

Nesse universo, se encontra a aposentada Paula Francinete Pereira Araújo, de 77 anos. Há dois anos, ela começou a sentir tremores nas pernas. Procurou um médico e foi diagnosticada com Parkinson. Começou a fazer um tra­tamento e todos os meses sai de sua casa, em Barreirinhas, para a capital. “A criação de um ambulatório como esse facilita, principalmente por causa dos gastos, que vão diminuir”, revela.

Doença de Parkinson
A doença de Parkinson configura-se como a segunda patologia neurodegenerativa mais frequente na 3ª idade, atrás apenas do Alzheimer. Ela ocorre a partir da diminuição intensa da produção de dopamina, indispensável para o fun­cionamento normal do cérebro. Na falta dessa substância, o indivíduo perde o controle motor, e os movimentos voluntários passam a não acontecer mais de forma automática.

O quadro clínico compõe-se por quatro sinais principais: tremores, lentidão nos movimentos, rigidez dos músculos e articulações e dificuldades de manter o equilíbrio. É importante ressaltar que quanto mais precoce o diagnóstico, o início do tratamento tende a ser mais rápido, o que garante uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes.

Não é uma doença fatal, nem contagiosa, não afeta a memória ou a capacidade intelectual do parkinsoniano. Também não há evidências de que seja hereditária. Apesar dos avanços científicos, ainda continua incurável, é progressiva (variável em cada paciente) e a sua causa ainda continua desconhecida até hoje.

SAIBA MAIS

A doença de Parkinson foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson. Pode afetar qualquer pessoa, mas tende a aparecer mais em idosos. Geralmente a partir dos 50 anos.

Não há nenhum teste específico para fazer o diagnóstico da doença de Parkinson, nem para a sua prevenção. Os médicos podem recomendar exames como eletroencefalograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética, análise do líquido espinhal, etc., para terem a certeza de que o paciente não possui nenhuma outra doença no cérebro. O diagnóstico da doença faz-se baseada na história clínica do doente e no exame neurológico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.