Contratempo

Chuvas fortes atingem São Luís e causam transtornos

Diversas ruas ficaram alagadas, interrompendo o trânsito de veículos e pessoas; na Avenida Ferreira Gullar, uma árvore caiu e interrompeu o tráfego

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

[e-s001]As fortes chuvas que atingiram São Luís na tarde de ontem foram suficientes para causar estragos em vários pontos da cidade. Ruas ficaram alagadas, impossibilitando o tráfego de veículos e a passagem de pedestres. De acordo com o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), abril é considerado o mês mais chuvoso do ano.
Um trecho da Avenida Marechal Castelo Branco, no São Francisco, em frente a um posto de combustíveis, ficou submerso por causa da quantidade de água empossada. O congestionamento na via, no sentido Centro, foi inevitável.

Muitos condutores ficaram receosos de passar pelo trecho, temendo que a água entrasse no motor de seus automóveis e causasse danos. Eles usaram rotas alternativas para fugir do local.

Outros preferiram transpor o obstáculo e subiram o canteiro central da via. Um veículo apresentou problemas mecânicos e teve de ser empurrado, para evitar que causasse um congestionamento ainda maior.

[e-s001]Alagadas
Trechos das ruas 6, 8, 9, entre outras vias, no São Francisco, também ficaram quase submersas por causa do grande volume de água acumulada. Com as ruas alagadas, uma grande quantidade de lixo e entulhos começou a boiar, aumentando a possibilidade da transmissão de doenças.

Em frente à feira do São Francisco, a via ficou alegada. Muitos comerciantes ficaram impossibilitados de sair dos estabelecimentos nas proximidades. O tráfego pela via também foi interrompido.

O comerciante João Rodrigues trabalha na feira e contou que, em dias de fortes chuvas, a rua sempre fica alagada. “Toda vez é dessa forma. A água vem de todos os lugares e acaba ficando empoçada aqui. O maior problema é o alagamento, que causa os transtornos”, disse o comerciante.

[e-s001]Na Avenida Ferreira Gullar, na Ilhinha, a chuva derrubou uma árvore, que caiu no meio da pista, interrompendo o tráfego na via. Os condutores tiveram de usar a contramão para transpor o obstáculo.

Parte da cobertura de uma quadra de esportes na Ilhinha caiu por causa dos fortes ventos. Situação semelhante aconteceu com algumas casas da região, que também tiveram problemas no teto. Parte da cobertura do estacionamento do Socorrinho, no São Francisco, também caiu, mas não houve grandes estragos.

Chuvas
De acordo com o Núcleo de Meteorologia da Uema, abril é considerado o mês mais chuvoso do ano na capital. Ao longo desse período, é esperado um volume de 475,9 milímetros de chuva.

Mesmo abril sendo o mês mais chuvoso, a previsão é de que as chuvas fiquem abaixo do esperado para todo o período, não apenas em São Luís, mas no estado. As chuvas ocorrerão mal distribuídas tanto no tempo quanto no espaço.

Isso significa que pode ocorrer concentração de chuva em curtos períodos de tempo e em áreas isoladas, como aconteceu na tarde de ontem. As precipitações fortes e rápidas podem vir acompanhadas de trovoadas e ventos fortes, o que pode provocar transtornos, principalmente em áreas urbanas.

Volume de chuva esperado para mês do ano (em milímetros)

Janeiro: 244,2 (período de transição: estação seca para a chuvosa)
Fevereiro: 373 (período chuvoso)
Março: 428 (período chuvoso)
Abril: 475,9 (período chuvoso)
Maio: 316,5 (período chuvoso)
Junho: 173,3 (período de transição: estação chuvosa para a seca)
Julho: 131,1 (período de transição: estação chuvosa para a seca)
Agosto: 29,4 (estação seca)
Setembro: 23,3 (estação seca)
Outubro: 7,6 (estação seca)
Novembro: 10,5 (estação seca)
Dezembro: 77,4 (período de transição: estação seca para a chuvosa)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.