Terrorismo

Suspeitos de participar de ataques de Paris são detidos na Bélgica

Justiça decidirá nesta quarta-feira se os três seguirão detidos; suspeito de ser um articulador do ataque foi preso em Bruxelas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Bruxelas - Mais três suspeitos de envolvimento com os atentados terroristas de Paris foram detidos em uma operação na Bélgica, informou o site "La Libre.be". Essa investigação foi aberta logo após os ataques ocorridos em 13 de novembro. Hoje, a justiça dirá se eles continuarão presos.

A procuradoria informou que não serão dados detalhes sobre a operação feita na Rua de Stalle, na cidade de Uccle. Segundo a procuradoria belga, um juiz de instrução determinará se os três seguirão detidos. No total, 14 pessoas estão detidas e/ou acusadas pela justiça belga.

A Procuradoria Federal da Bélgica também anunciou nesta terça-feira o indiciamento de mais duas pessoas na investigação dos atentados de 22 de março em Bruxelas.

Os ataques de novembro em Paris, na casa de espetáculos Bataclan, em restaurantes e na entrada do Stade de France, deixaram 130 mortos além de centenas de feridos.

Os ataques de março em Bruxelas, no aeroporto e em uma estação de metrô, deixaram 32 mortos e mais de 300 feridos. Aboms atentados foram reivindicados pelo grupo radical Estado Islâmico. Os investigadores encontraram muitos vínculos entre eles.

O suspeito de ser um dos principais articuladores dos atentados de Paris, Salah Abdeslam, foi detido em março, em Bruxelas, após quatro meses de buscas em toda a europa. Ele minimizou sua participação na organização dos ataques.

Fontes ligadas à justiça afirmaram no fim de semana que o objetivo da célula era voltar a atacar na França, mas quando perceberam o rápido avanço da investigação decidiram de forma precipitada atacar em Bruxelas.

Mais dois indiciados
A Procuradoria Federal da Bélgica também anunciou nesta terça o indiciamento de mais duas pessoas na investigação dos atentados de 22 de março em Bruxelas.

Os dois homens são acusados de "participação nas atividades de um grupo terrorista, assassinatos terroristas e tentativas de assassinatos terroristas, como autor, coautor ou cúmplice".

Smail F., nascido em 1984, e Ibrahim F., nascido em 1988, estariam vinculados com um apartamento alugado na rua Casernes de Etterbeek, um bairro de Bruxelas, segundo a procuradoria.

No sábado, a polícia revistou um apartamento desta rua, durante uma grande operação na capital belga, mas o resultado foi "negativo", de acordo com a procuradoria.

O canal belga RTBF informou que este apartamento serviu de ponto de partida em 22 de março para Khalid El Bakraoui, o homem-bomba da estação de metrô de Maelbeek, acompanhado por Osama Krayem, que foi detido e indiciado no fim de semana.

"A investigação prossegue ativamente, dia e noite", destacou a procuradoria em um comunicado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.