Assistência técnica

Assistência técnica é tema de palestra realizada em Codó

Produtores rurais do município de Codó participaram do evento que focou em investimentos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Codó - Produtores rurais do município de Codó participaram do seminário de Sensibilização dos programas: ABC Cerrado e Crédito Rural Orientado, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e da Secretaria Municipal de Agricultura.

O encontro serviu para esclarecer pontos relativos a tais programas e sobre Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG), bem como o funcionamento de cada um, o perfil do produtor, que pode ser enquadrado e as condições de desenvolvimento.

A programação da conferência, contou com palestras ministradas por técnicos de campo do Senar, Egon Bastos de Oliveira e Rozalino Aguiar, que falaram da importância de cada programa para os produtores rurais. No local, os participantes puderam ainda tirar suas dúvidas acerca de cada informação repassada pela equipe.

De acordo com Rozalino Aguiar, todos os municípios que compõem o Bioma Cerrado, com perspectiva para se expandir às demais regiões do estado. Já o Crédito Rural Orientado, atingirá aqueles municípios que foram atendidos pelo Projeto Mapito (assistência técnica) e também, por aqueles que demonstraram interesse na iniciativa.

“O programa Crédito Rural surgiu depois da aplicação do Mapito, quando foi levantada a necessidade dos produtores de terem seus projetos elaborados por especialistas, (projetistas), com assistência técnica garantida para a utilização correta e eficiente do recurso”, destacou Aguiar, acrescentando que o produtor se sente mais seguro em investir e com mais segurança.

Eventos

Os seminários vêm ocorrendo desde fevereiro e seguirão até o fim deste mês. O próximo passo, segundo os organizadores, é treinar técnicos por meio de capacitação específica para atuarem nass propriedades no programa ABC Cerrado que previsto para finalizar até o fim de julho, cujo foco será melhorar de pastagens degradadas.

“Estamos percorrendo os municípios maranhenses, tanto aqueles do Bioma Cerrado, quanto os que estão incluídos no atendimento ao Mapito. O nosso trabalho aqui é orientar os produtores rurais quanto às informações de como proceder nos bancos, e quanto à sua produção no campo. A preocupação do Senar com isso, não é somente com a produção, mas com o gerenciamento do trabalho realizado no campo”, disse o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo.

Figueiredo espera colocar à disposição dos produtores, o crédito rural orientado, mas acima de tudo, assistido, modalidade importante para a classe produtora.

Mais

Participantes do Seminário em Codó

Além dos produtores convidados, participaram também o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Almir Sampaio Silva, o presidente da Associação dos Criadores de Codó, Iêdo Barros e o gerente geral do Banco do Brasil de Codó, José de Ribamar Ribeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.