Silenciosa linha de montagem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

O vice Michel Temer já está montando o Ministério de um futuro governo. Um de seus auxiliares relata que, por enquanto, Temer não está carimbando nada, abertamente, para evitar uma disputa interna pelo poder e limitar previamente o espaço dos aliados. No áudio divulgado ontem, Temer adianta que precisa de governança e que vai criar uma frente de partidos dispostos a colaborar.

Temer já faz discurso de posse
O pronunciamento do vice Michel Temer, num áudio em que fala como se já fosse o presidente da República, provocou polêmica no PMDB. Os governistas disseram que foi um erro. O próprio Temer acabou constrangido, pois reforçou os que o acusam de conspirador. Mais tarde explicou que não era sua intenção divulgá-lo, mas que mandou para um grupo quando pretendia fazê-lo apenas para um amigo. Antes de Temer colocar o pé no freio, seus aliados estavam entusiasmados. Um deles perguntava se tinham ouvido o áudio e recomendava que ouvissem. Outro afirmava que o áudio era adequado para que todos soubessem o que pensa quem assumiria a Presidência.

O canto da sereia
Para garantir votos dos deputados do PMDB a favor do impeachment, o ex-deputado Sandro Mabel oferece facilidades. Para um deputado, ele teria adiantado que será ministro e que vai protegê-lo no governo de Michel Temer.

Na linha de tiro
Ao criar regras para tentar evitar conflitos entre manifestantes pró e contra o impeachment, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) se tornou alvo de críticas nas redes sociais dos grupos que defendem a destituição da presidente Dilma. O acusam de "censura" por ter proibido que levassem bonecos infláveis, como os pixulecos.

Preparativos à guerra
O PT montou, em sua sede, em Brasília, uma "central de atendimento jurídico" para a votação do impeachment, no domingo. Sua tarefa é de defender os petistas no caso de conflitos na rua.

O campo de batalha
Nos dias que antecedem a votação do impeachment no plenário, o governo e a oposição travam um embate pelos votos do PP e do PR. O Planalto trabalha, principalmente, para obter metade das bancadas do PP e do PR. As conversas andam bem com os líderes. Mas alguns gostariam que Lula fizesse conversas pessoais.

A expectativa
Assim como o PSDB, líderes do DEM dizem que não planejam embarcar, logo na largada, num eventual governo Temer. Querem observar os seus primeiros passos e como ele será recebido pela sociedade.

Pop star
Ao fim da sessão da comissão do impeachment, ontem, o relator Jovair Arantes (PTB) autografou relatórios, a pedido de deputados. Todos eles queriam um registro com a assinatura do autor para guardar aquele "documento histórico".

O LÍDER DO PR, Maurício Quintella, que ontem anunciou seu voto pró-impeachment, se reuniu com o vice Michel Temer no domingo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.