Eleição nos EUA

Sanders aposta em virada na Califórnia para conquistar indicação

Pré-candidato democrata busca virada no estado mais populoso do país. Votação acontece no dia 7 de junho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Washington - O pré-candidato democrata à presidência dos EUA Bernie Sanders espera contrariar as pesquisas de opinião e as previsões de especialistas, e tirar a indicação do partido da rival Hillary Clinton com uma vitória de última hora na Califórnia, resultado que viraria o jogo a seu favor.

De longe o estado mais populoso do país, a Califórnia é o grande prêmio das primárias partidárias estaduais, e a votação do dia 7 de junho é uma das últimas antes de o Partido Democrata realizar sua convenção no mês seguinte para escolher o candidato para a eleição presidencial de 8 de novembro.

Estão nos planos de Sanders uma agenda intensa de grandes comícios e a compra de muitos horários na televisão, no rádio e na Internet para anúncios em três idiomas, um esforço de campanha "muito, muito mais caro" do que o de qualquer outro estado, revelaram fontes do comitê de Sanders.

A Califórnia tem sido uma fonte de recursos de campanha confiável para Hillary, e as sondagens a mostram com uma dianteira de até 14 pontos percentuais na região. O site de análises estatísticas FiveThirtyEight lhe atribui uma chance de vitória de 91% na primária californiana.

"Acho que eles ainda estão acreditando em contos de fada se acham que existe um caminho", disse Steve Schale, estrategista da Flórida, sobre a corrida de Sanders pela Casa Branca.

Vitória

A iniciativa da campanha de Sanders almeja garantir uma vitória de até 10% de vantagem na Califórnia, o que lhe permitiria impedir a favorita Hillary de obter os 2.383 delegados que precisa para ter a indicação e lhe daria ímpeto para forçar uma 'convenção disputada' – quando nenhum pré-candidato obtém o número de delegados necessários nas primárias – na qual poderia tentar conquistar os "superdelegados", aqueles que não são decididos nas votações estaduais e têm liberdade de apoiar quem quiserem, disseram fontes de sua campanha.

Sanders, senador do Vermont, reduziu a vantagem da ex-secretária de Estado na Califórnia, de acordo com uma pesquisa do instituto Field Poll divulgada na sexta-feira passada. Segundo o levantamento, Hillary só tem 6 pontos percentuais a mais que Sanders, uma dianteira que já foi de dois dígitos no início do ano.

"Na Califórnia, o que iremos fazer é algo que ele (Sanders) realmente gosta de fazer: percorrer o estado de cima a baixo", afirmou Tad Devine, principal assessor de Sanders, reconhecendo que seu candidato é o azarão diante de Hillary.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.