Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
três gerações do Colégio Dom Bosco / UNDB, que representam o Maranhão no Encontro Nacional de Empresas Familiares em Gramado: a professora Maria Izabel Rodrigues, fundadora do Dom Bosco, com as filhas Ceres e Elizabeth, e os netos Isabella, Evandro Luiz e Rebeca.
três gerações do Colégio Dom Bosco / UNDB, que representam o Maranhão no Encontro Nacional de Empresas Familiares em Gramado: a professora Maria Izabel Rodrigues, fundadora do Dom Bosco, com as filhas Ceres e Elizabeth, e os netos Isabella, Evandro Luiz e Rebeca.

Dom Bosco em Encontro Nacional
Gramado, a bela cidade da serra gaúcha, é o cenário escolhido para receber os participantes do Encontro de Empresas Familiares / ENEF, que vai até o dia 14 de abril e é um Fórum para debater as melhores práticas de empreendedorismo familiar e sucessão no país, nos setores da Indústria, Serviços e Comércio.
Ao todo, participam do evento empresas que juntas reúnem mais de 200 séculos de excelência empresarial e que acumulam um faturamento estimado superior a 36 bilhões de reais, entre quais estão gigantes como Pernambucanas, Piccadilly, Tvlar, Eliane Revestimentos.
Nesse seleto time representa o Maranhão o Grupo Dom Bosco / UNDB, que além de ser considerado “case destaque” do Fórum, ainda terá as educadoras Ceres Murad e Elizabeth Rodrigues como convidadas de honra para fazer a abertura do evento, escolhidas entre os 63 palestrantes nacionais.
A fundadora do grupo, professora Maria Izabel Pereira Rodrigues, também marca presença no evento, ao lado das filhas e dos netos Rebeca Miralla, Isabella Rodrigues Caracas e Evandro Luiz Rodrigues Costa.

O empresário Bruno Max (visto na companhia da mãe, Mary Osterno Aguiar, e da irmã Sabrina) faz deste abril período propício para as compras em sua Evidência Móveis, um dos maiores showrooms de móveis soltos no Maranhão
O empresário Bruno Max (visto na companhia da mãe, Mary Osterno Aguiar, e da irmã Sabrina) faz deste abril período propício para as compras em sua Evidência Móveis, um dos maiores showrooms de móveis soltos no Maranhão

Jovens Empresários
Membros da Associação dos Jovens Empresários irão a Imperatriz para o Encontro Maranhense de Jovens Empresários. A delegação
é a maior já enviada pela entidade maranhense ao encontro, que acontecerá no próximo dia 15.
Destaque para a palestra de humor corporativo, com Murilo Gun, e para a presença do presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, Fernando Milagre.

Medalha Acyr Marques
Como atual membro decano do Rotary Clube São Luís - Praia Grande, o renomado médico e escritor Salomão Rocha recebeu a Medalha Acyr Marques, na última sexta – feira, em reunião solene da entidade.
Acompanhado dos filhos Marco Antônio Rocha e Fabiola Rocha Brasil, da nora Heloiza e do genro Marcelo Brasil, ele foi saudado e condecorado, tendo sua relevante contribuição para a sociedade exaltada nesse ato, sob o
comando da atual presidente do clube, Aracelis Ribeiro.
Salomão Rocha é membro atuante e bastante presente há 48 anos, nesses 56 anos de
existência da entidade.

Pedido de casamento
Na noite do último sábado, a banda Aviões do Forró apresentou-se no Espaço das Américas, em São Paulo, fazendo daquele um momento tranquilo e favorável para o tripé paquera, música e dança.
A surpresa foi Rodrigo Faro, que, além de soltar a voz, vestiu-se de padre e conduziu uma cerimônia de casamento durante a apresentação. Faro emocionou o púbico ao dar o braço para a noiva e levá-la
até seu amado.
Quem sabe em São Luís haja pedido de casamento no show do dia 23, quando a mesma banda aterrissará no Rio Poty Hotel, para uma apresentação de três horas. Aliás, bastante aguardada.

Não existe dúvida
Oráculos, gurus, direitistas, esquerdistas, jornalistas e dilmistas. As previsões sobre a votação do impeachment convergem para uma mesma falsa certeza: os indecisos definirão o futuro do Brasil. Notícia exclusiva, bombástica, certeira: não existem indecisos.
Existem aqueles que, por conveniência ou medo, declaram-se indecisos. Se você e eu, que não somos deputados, já temos a nossa posição definida, imagine eles,
que habitam o intestino da besta, que estão lá todos os dias envoltos em tramas, conversas e
perspectivas de poder.

Não existe dúvida 2
Duvido que, no seu íntimo, algum deputado ou senador não saiba exatamente o que vai fazer.
Os que não sabem não viraram deputados ou senadores, mestres na arte da dissimulação e da sobrevivência na selva de Brasília, cipoal habitado por múltiplas espécies, menos por uma.
A extinção ocorreu antes mesmo de Juscelino Kubitschek botar os pés pela primeira vez no Planalto Central: a ingenuidade. Essa morreu.

Novos professores da UFMA
A reitora Nair Portela deu ontem as boas-vindas a 70 novos docentes da UFMA, durante a abertura do 4º Programa de Ambientação de Docentes. Ao abrir o evento, destacou a importância desse acolhimento, que proporciona o contato com ferramentas e processos essenciais ao exercício do magistério superior, de modo que o ingressante tenha uma visão abrangente do trabalho docente em uma instituição federal de ensino superior.

TRIVIAL VARIADO
Desde que os homens decidiram deixar a barba crescer, o número de barbearias moderninhas cresce na velocidade dos pelos do rosto. No geral, elas unem serviço de cabelo e barba ao de bar.

Jô Soares vai deixar a Globo no final do ano, mas pode em 2017 estrear um programa igualzinho no canal GNT. Depois de Tom Cavalcante, Ceará e Astrid Fontenelle, Jô é mais um artista que pode migrar de vez para a TV por assinatura.

Com a indefinição sobre a votação do impeachment, muitos deputados estão se “fingindo de morto”, para não se comprometer. Esperam ver pra que lado irá a votação para, só então, se posicionar.

Se tem um lugar em que o velho “jeitinho brasileiro” é usado em larga escala é na política. O prazo de filiação para quem vai disputar um mandato em outubro acabou no último dia 2. No entanto, os partidos têm até a esta quarta-feira para entregar a relação de filiados.

A propósito: com essa fenda na legislação, muitos políticos vão aproveitar todo o prazo para definir o destino político. E o melhor: sem o risco de dupla filiação, visto que a minirreforma aprovada pelo Congresso Nacional prevê que a última inscrição prevalece sobre qualquer outra.

Uma coisa parece certa no jogo político nacional: se Dilma ficar o bicho pega (por falta de sustentação política para governar) e se sair o bicho come (porque o vice Michel Temer enfrentará implacável oposição do PT e dos movimentos sociais).

Renan Calheiros, uma das mais inteligentes “cobras criadas” do PMDB, disse recentemente numa coletiva de imprensa que a crise brasileira “é política” e tem que ser solucionada pela “política”. Observação simples, porém muito verdadeira.

DE RELANCE

De olho no artesanato
A Espanha está de olho no artesanato brasileiro e, em especial, no nordestino, incluído aí o que é produzido no Maranhão. É o que aponta a publicação espanhola Expreso - Diario de Viajes y Turismo, em sua última edição. A revista, que destaca o melhor do turismo internacional há mais de 20 anos, garante que a cultura brasileira, principalmente por meio do artesanato, é fator motivador para as viagens dos espanhóis ao Brasil, ficando atrás somente do segmento Sol e Praia e Ecoturismo. “Especificamente, 19,4% (dos espanhóis) viajou para o Brasil em 2014,
por esta razão”, destaca a Expreso.

Nedilson em festa
Márcia Itapary vai começar hoje a convidar os amigos do colunista Nedilson Machado para a festa do seu aniversário. Ele, que nasceu no dia 1º de maio, terá a data comemorada na véspera – e em grande estilo – com uma balada no Hotel Luzeiros. A noitada do próximo dia 30 de abril começará com um jantar seguido de boas atrações musicais e, com certeza, promoverá o reencontro de grandes amigos.


Brazil Promotion
A quem interessar possa: Brasília recebe, no próximo dia 26, o Brazil Promotion Day 2016, a versão itinerante da maior feira de marketing promocional da América Latina, a Brazil Promotion. O evento acontece no Centro de Convenções Brasil 21, com cerca de 30 expositores e marcas e empresas que irão apresentar as últimas novidades e lançamentos em produtos e serviços para campanhas, eventos, ações promocionais e soluções de merchandising no ponto de venda.


Novas batalhas
O prognóstico, até o fechamento desta coluna, era de que o relatório da impeachment da presidente Dilma Rousseff seria aprovado. Depois disso, serão travadas novas batalhas até que a votação vá ao plenário da Câmara, provavelmente na próxima semana. Aí o bicho vai pegar. As oposições precisam de 342 votos para o relatório passar e seguir ao Senado, que decidirá se Dilma será apeada do poder. As últimas sondagens indicam não existir votos suficientes para o impeachment passar pelo plenário, mas a dinâmica da política, causada pelo cenário de crise, pode mudar esse quadro.


Uma peça de teatro
Verdade seja dita: a longa sessão de debates do relatório, que se iniciou na tarde de sexta-feira, foi uma verdadeira peça de teatro. Deputados a favor do impeachment citavam artigos constitucionais “irrefutáveis” que a presidente teria burlado. Outros, defensores da presidente, desmentiam com a mesma contundência as supostas ilegalidades. A sessão se assemelhou a um programa partidário, chato e de pouca credibilidade.


Cadê a fiscalização?
É impressionante a facilidade com que as quadrilhas de assaltantes de banco obtêm explosivos. Se for o Exército que controla a distribuição e comercialização desses explosivos, está falhando feio. Aí fica difícil combater os bandidos. Aliás, a criminalidade é um dos itens que os governos, federal e estaduais, fracassaram em
combater nos últimos anos.


Bola de cristal
Com impeachment ou não, o Brasil seguirá dividido. Será que a queda de braço entre governistas e oposicionistas vai continuar atravancando o país até a próxima eleição? A presença de Lula e Marina no topo das intenções de voto para 2018, segundo o Datafolha, mostra que o ex-presidente não saiu tão arranhado como se poderia imaginar. E Marina segue se posicionando como a terceira via.


Vale refletir com Friedrich Nietzsche:
“O que não provoca minha morte faz
com que eu fique mais forte”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.