Trégua

Ofensiva jihadista ameaça o cessar-fogo na Síria

Nova rodada de negociações de paz está prevista para os próximos dias; l-Qaeda ataca no norte do país, enquanto EI retomou posto perdido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Síria - A ofensiva dos jihadistas da Al-Qaeda no norte, no centro e na região costeira da Síria coloca em perigo a trégua em vigor dois antes da retomada das negociações de paz em Genebra, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Por sua vez, o grupo Estado Islâmico recuperou o controle de Al Rai, um importante posto fronteiriço com a Turquia, do qual havia sido expulso pelos rebeldes.

Nem a Frente al Nosra, a facção síria da Al-Qaeda, nem o EI participam da trégua e vigor desde 27 de fevereiro por iniciativa dos Estados Unidos e da Rússia.

Esta onda de violência acontece dois dias antes de uma nova rodada de negociações indiretas de paz entre o regime e a oposição síria emGenebra.

Negociações

Essa rodada de negociações é apontada pelo emissário da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, como crucial para encontrar uma solução política ao conflito sírio.

"A próxima rodada de negociações em Genebra será crucial, já que nos concentraremos na transição política, na governança e nos princípios constitucionais", disse De Mistura à imprensa, após um encontro com o chefe da diplomacia síria, Walid Muallem.

Os diálogos indiretos entre representantes do regime e da oposição serão retomados na quarta-feira em Genebra, onde foi realizada a rodada anterior entre 14 e 24 de março.
"Esperamos e temos a intenção de que (os diálogos) sejam construtivos e concretos", acrescentou.

A oposição pede a formação de um corpo executivo, do qual seria excluído o presidente Bashar al-Assad, enquanto o regime quer um governo amplo, com a presença de membros da oposição, mas sob a presidência de Assad.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.