Sujeira

Lixões causam muitos transtornos em bairros

Acúmulos de sujeira foram registrados por O Estado na Forquilha e Residencial Esperança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Lixão formado na Forquilha
Lixão formado na Forquilha (Lixão)

A falta de educação da comunidade e a ausência de um serviço regular de coleta são os fatores apontados para o acúmulo de lixo em dois pontos específicos de São Luís. Um deles é o bairro Forquilha, mais especificamente ao lado do Residencial Ipês.

De acordo com os moradores da localidade, pessoas que residem nos arredores do terreno são responsáveis pelo acúmulo de sujeira. A dona de casa Maria de Fátima Oliveira, que mora a poucos metros do lixo, informou a O Estado que alguns cidadãos pagam carroceiros para descarregar sujeira no local.

Além da ausência de saneamento básico, outro prejuízo causado pelo lixo é a possibilidade de novos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya.

No terreno da Forquilha, além de sofás velhos, também são observados restos de madeira, entulhos de obras e até mesmo vasos sanitários. “Muita gente aqui no bairro já ficou doente, picada por este mosquito”, informou o morador José Aparecido.

Já no Residencial Esperança, ao lado do Residencial Pinheiros, outro terreno baldio é considerado um transtorno para os moradores. De acordo com eles, são pessoas de outros bairros as responsáveis pela sujeira. “A gente coloca nosso lixo na porta de casa, para esperar a passagem do carro de lixo. Agora, neste terreno aí é gente de outro lugar”, disse o aposentado Francisco Garcia, morador do Residencial Esperança.

Em nota, a Semosp informou que o lixo, nos dois locais, é “fruto do descarte irregular de resíduos”. Na semana passada foi executado um serviço de limpeza na área de descarte irregular no Residencial Esperança. Sobre o caso da Forquilha, a Semosp informou que averiguará a situação, encaminhando uma equipe ao local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.