Tudo indefinido

Tudo indefinido

Tudo indefinido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Tudo indefinido

A pesquisa da Escutec encomendada pelo PMDB revela um cenário indefinido na sucessão em São Luís. Muitos pré-candidatos e muitas possibilidades. Os dados do levantamento apontam, por enquanto, que haverá segundo turno no pleito deste ano.
No páreo, mas não com uma vantagem confortável dos demais adversários, estão a deputada federal Eliziane Gama (PPS), o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), e o deputado federal João Castelo (PSDB). Esse último ainda sem garantias de que será realmente candidato pelo ninho tucano.
Mas ainda com chances de crescer estão outros pré-candidatos como Bira do Pindaré (PSB), Fábio Câmara (PMDB) e Rose Sales (PMB).
A definição do cenário de 2016, em São Luís, pode passar, claro, pelas articulações de cada postulante até o dia da definição da candidatura e ainda pelo índice de rejeição, que também foi apontado nessa pesquisa.
O prefeito Edivaldo Júnior, apesar de aparecer entre os três mais votados na pesquisa Escutec/PMDB, é o que tem maior rejeição entre os concorrentes. Maior até do que a do ex-prefeito João Castelo. Nessa disputa direta entre os três mais citados, Eliziane Gama é quem aparece com a menor rejeição.
Além de mostrar que nada está definido, a pesquisa mostra como estão os pré-candidatos que ainda poderão disputar internamente para ser candidato a prefeito de São Luís. É o caso dos peemedebistas Fábio Câmara e Andréa Murad e dos tucanos Castelo e Neto Evangelista.
O jogo segue em aberto.

De fora
A pesquisa Escutec/PMDB não trouxe em seus cenários estimulados os nomes dos mais recentes pré-candidatos a prefeito de São Luís.
Ficou de fora o vereador Roberto Rocha Júnior, que deverá disputar a vaga de candidato com Bira do Pindaré.
E também não teve o nome incluído o deputado estadual Eduardo Braide (PMN), que anunciou candidatura a menos de uma semana.

Encontro
O PEN fez encontro no fim de semana em São Luís para reunir os seus pré-candidatos a vereador da capital.
No evento, o partido foi posto como um dos 15 que apoiarão o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) à reeleição.
Para a eleição proporcional, o partido garante que tem nomes para sair para a disputa com chapa pura.

Candidaturas
Também promoveram encontros o DEM e o PSDB neste fim de semana. O DEM lançou um pré-candidato a Prefeitura de Imperatriz.
Os Democratas sairão com o vereador Esmerahdson do Pinho para a disputa eleitoral deste ano.
Já o PSDB reuniu parte de suas lideranças em Açailândia para anunciar a candidatura de Doutor Benjamin à prefeitura da cidade.

Inconstitucionalidade
Os procuradores estaduais vão entrar na Justiça contra lei aprovada na Assembleia que altera o Regimento Interno da Procuradoria Geral do Estado.
Segundo o presidente da Associação dos Procuradores do Maranhão (Aspem), Augusto Brandão, a entidade entrará com ação na Justiça alegando a inconstitucionalidade da lei.
Além dessa ação, há também a da deputada Andréa Murad, que buscou a Justiça por ter tido o direito de pedido de vista negado por maioria do plenário.

Crítica
O vereador Fábio Câmara (PMDB) voltou a criticar o presidente do Procon, Duarte Júnior.
O parlamentar disse que a operação do Procon que retirou ônibus com mais de 20 anos de uso foi uma “piada sem graça”.
Isso porque, segundo Câmara, dos oito ônibus com mais de 20 anos, somente dois circulavam.

Mais críticas
O peemedebista promete fazer um discurso cobrando ação do Procon para que seja cumprida a lei que prevê a retirada de circulação de ônibus com mais de 10 anos de uso.
Segundo dados apresentados por Fábio Câmara, que preside a comissão de Transportes da Câmara, existem 300 ônibus com mais de uma década de uso que circulam “maquiados”.
Esse fato foi motivo para que o vereador entrasse com ação na Justiça pedindo a retirada dos veículos.

Empurrão
Os atos do governador Flávio Dino nos municípios estão cada vez mais cheios de tom político eleitoral.
Dino leva para seus eventos os seus pré-candidatos a prefeito e os trata como se fossem ser os próximos gestores municipais a partir de janeiro de 2017.
A última ação desse tipo foi em Trizidela do Vale, onde o governador entregou uma unidade do Corpo de Bombeiros ao lado de sua candidata Kariádine Maia.

E MAIS

• Depois de muitos acidentes, mortes e protestos, a obra de duplicação da BR 135 deverá ser retomada. Pelo menos essa é a promessa do superintendente do Dnit, Valter Casemiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.