Combate ao Aedes

MA recebe pesquisadores da OMS e do Ministério da Saúde

Encontro,realizado em São Luís, serviu para discutir projeto sobre sinais de alarme das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti

OEstadoma.com/ com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Coordenadora do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Roberta Gomez, durante apresentação  de estudo
Coordenadora do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Roberta Gomez, durante apresentação de estudo (OMS NO MARANHÃO )

SÃO LUÍS - O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu nesta segunda-feira (11), pesquisadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS), para a reunião ‘Sinais de alarme para detecção oportuna de epidemias das doenças causadas pelo Aedes aegypti’, que junto aos representantes de outros estados, discutiu a atual situação do Brasil diante da circulação simultânea dos vírus da Dengue, Chikungunya e Zika. Os sinais de alarme são indicadores que sinalizam predisposições para os surtos dessas doenças.

A reunião foi realizada em São Luís, e contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco; da coordenadora do Programa Nacional de Controle da Dengue do MS, Roberta Gomez; do pesquisador da Liverpool School of Tropical Medicine dos Estados Unidos, Liegh Bowman; e do pesquisador Colombiano Eduardo Alfonso Sierra, entre outros.

O cenário atual da situação do Brasil quanto aos casos de Dengue, Zika e Chikungunya foram apresentados pela coordenadora do MS, Roberta Gomez, seguido pela apresentação do estudo em desenvolvimento em nove estados para ‘Detecção de alarmes e resposta aos surtos das doenças causadas pelo Aedes aegypti, progresso, desafios e próximas ações recomendadas’, nos municípios de São Luís (MA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Natal (RN), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), e Vitória (ES).

As palestras de cada representante municipal possibilitaram a discussão da implementação do estudo em curso sobre a detecção e resposta aos surtos; identificar os desafios e ajustes necessários para a implementação do projeto de pesquisa em andamento há um ano, realizada por brasileiros, americanos e colombianos, sobre a detecção e resposta aos surtos de Dengue, Zika e Chikungunya; rever o processo de coleta de dados; discutir procedimentos para garantir informação adequada aos técnicos e à população; e definir os próximos passos e compromisso das partes interessadas para conclusão bem sucedida do projeto.

Dados epidemiológicos

Em 2016, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Maranhão notificou até a 14ª semana epidemiológica (10 de abril), 12.485 casos suspeitos de Dengue, destes 2.081 foram confirmados. Quatro óbitos foram confirmados por sorologia e seis estão em investigação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.