Vandalismo

Telhas da Concha Acústica estão sendo furtadas

Área, na Lagoa da Jansen, se deteriora gradativamente pela ação do tempo e falta de manutenção

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Concha acústica está depredada e furtos de materiais são constantes
Concha acústica está depredada e furtos de materiais são constantes (Concha acústica)

As telhas da Concha Acústica da Lagoa da Jansen, em São Luís, estão sendo furtadas. O espaço, abandonado, deteriora-se gradativamente pela ação do tempo, o que favorece atos de vandalismo.

O furto acontece principalmen­te durante a noite, quando diminui a vigilância no local. Durante o período da manhã, apenas um vigia faz a segurança, para evitar mais depredação. Sem a cobertura superior, a água da chuva facilmente entra e fica empoçada, fazendo com que o espaço sirva de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

Em março deste ano, o portal Imirante.com divulgou um vídeo que mostrava dois homens flagrados furtando telhas da concha. Nas imagens, um deles aparece em ci­ma da estrutura, enquanto o outro carregava as telhas na cabeça. Os dois suspeitos, identificados como Francisco José de Sousa e Ubenilson Fonseca, foram detidos pela polícia por causa do crime.

Abandono
A Concha Acústica da Lagoa da Jansen já foi espaço para a realização de muitos eventos artísticos, mas hoje está esquecida. As paredes, que tinham isolamento acústico, estão perfuradas. Ao redor, o mato está alto e um pequeno fosso, que separa o palco da plateia, está cheio de água parada por causa das últimas chuvas.

Atrás do palco, a parte reservada aos camarins e suporte aos artistas está destruída. Banheiros tiveram as pias quebradas, portas foram arrancadas, portões arrombados, lâmpadas e fiação elétrica foram furtadas.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) informou que, para garantir a segurança patrimonial da Concha Acústica, existe um contrato com empresa de segurança privada e que, em caso de eventuais prejuízos, os mesmos são ressarcidos pela empresa contratada. Além disso, a Sema ressaltou que este mês será aberto o processo licitatório para reforma, adequação e adaptação da Concha Acústica e dos quiosques localizados ao longo do Parque Ecológico da Lagoa da Jansen.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.