Em Pauta

Grupo Mirante na celebração do Dia do Jornalista no Ceuma

Diretor de Redação de O Estado, Clóvis Cabalau, e chefe de Redação da TV Mirante, Eveline Cunha, proferiram palestras em evento promovido pelo Curso de Comunicação Social da instituição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Clóvis Cabalau e Eveline Cunha falam a estudantes de jornalismo
Clóvis Cabalau e Eveline Cunha falam a estudantes de jornalismo (Cabalau e Eveline)

As novas formas de fazer comunicação foram discutidas no evento Em Pauta, realizado na noite de ontem - em celebração ao dia do Jornalista (7 de março) - pela Universidade Ceuma, no campus Renascença e que contou com a participação de profissionais do Grupo Mirante. Na ocasião, o diretor de Redação de O Estado, Clóvis Cabalau, ministrou palestra sobre os desafios do webjornalismo.
A chefe de Redação da TV Mirante, Eveline Cunha, falou sobre a televisão em tempos de internet e a necessidade de convergência com outros meios. Antes da programação, a coordenadora do Curso de Comunicação, Selma Cavaignac, expôs a importância da atividade. “É uma homenagem aos profissionais jornalistas neste dia de hoje (ontem)”.
O diretor de Redação de O Estado abordou as mudanças do perfil do profissional, ao longo do fim da década de 1990 e início do século XXI. “Acima de tudo, o bom jornalista precisa ser rápido. É fundamental que o profissional tenha bom texto, mas também que ele saiba, por exemplo, incluir uma informação em um site”.
Ele também ressaltou os números alcançados por O Estado nas redes sociais. A quantidade de curtidas no Facebook no perfil do periódico subiu em dois anos de 13.057 para 28.709. “Também logramos êxito no Instagram e Twitter. E o mais importante: nosso leitor não perde o interesse no impresso”, afirmou.
A chefe de Redação da TV Mirante ressaltou a inserção de vídeos encaminhados por telespectadores via Whatsapp para a emissora. “São conteúdos que agregam valor, por exemplo, aos nossos telejornais. E cria uma proximidade ainda maior com nosso público”, ressaltou.
Estudantes destacaram a presença dos profissionais no ambiente acadêmico. “É bom saber o que nos espera. Foi importante pois eles trouxeram suas rotinas, a partir da nova realidade midiática”, disse a estudante do 5º período de Comunicação, Carolina Guerreiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.