Campanha

Após série de derrotas, Hillary passa a atacar Sanders

Pré-candidata questiona credenciais do adversário; nova pesquisa aponta apoio dividido para as primárias em Nova York

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Washington - Abalada por uma série de derrotas, a pré-candidata democrata à Presidência dos Estados UnidosHillary Clinton está testando uma nova linha de ataque contra seu adversário, Bernie Sanders, antes da primária do partido no Estado de Nova York.

Hillary questiona com contundência suas credenciais e insinuar que ele carece de habilidade para implementar sua promessa de campanha de desmontar os grandes bancos.

Enquanto isso, uma nova pesquisa nacional de opinião divulgada nesta quinta-feira mostrou um apoio dividido, com 46% apoiando Hillary e 47% apoiando Sanders.

Sanders deu sua resposta a Hillary durante um comício: "Ela tem dito que acha que não sou qualificado para ser presidente. Deixe-me apenas dizer, em resposta, que eu não acredito que ela seja qualificada para ser presidente", disse, sob aplausos dos eleitores (veja o vídeo acima). "Se você votou a favor da desastrosa guerra do Iraque, você não está qualificada. Se você votou a favor do tratado de livre comércio com o Panamá, você não está qualificada", completou.

Táticas

Entre as novas táticas da campanha de Hillary para criticar Sanders, um Super PAC --grupo de arrecadação a candidatos sem filiação partidária-- que apóia a secrettária de estado fez circular comparações entre Sanders e o polêmico pré-candidato republicano Donald Trump.

O ataque em duas frentes, a menos de duas semanas das primárias em Nova York no dia 19 de abril, teve como foco a entrevista concedida por Sanders ao jornal "New York Daily News" muito concentrada em propostas de políticas a serem adotadas por ele.

O Super PAC "Correct the Record" divulgou um apanhado de opiniões de especialistas que criticaram o que viram como gafes do senador de Vermont na entrevista, citando um que o chamou de "quase Trumpiano".

Em um e-mail aos apoiadores da ex-primeira-dama, um assessor de campanha de Hillary disse que "mesmo em seu tema preferido, que é desmantelar os bancos", Sanders foi "incapaz de responder perguntas básicas". O e-mail incluiu uma transcrição da entrevista completa. "Se você vai ser um candidato de tema único, pelo menos conheça seu tema único", afirmou Brian Fallon, porta-voz da campanha de Hillary, no Twitter.

"Depois de ler a entrevista no New York Daily News hoje [ontem], fiquei com a sensação de que alguém deveria perguntar como depois de cada uma daquelas frases declarativas de Sanders", tuitou o porta-voz Jesse Ferguson na terça-feira.

Plataforma

Sanders fez da redução da desigualdade de renda e do desmonte dos bancos "grandes demais para quebrar" pontos centrais de sua plataforma presidencial, criticando Hillary por ter recebido dinheiro de bancos e a acusando de ser muito próxima da indústria financeira.

A escalada na tensão entre os dois pré-candidatos, que passaram meses evitando criticar um ao outro abertamente, aconteceu depois de Sanders vencer no Wisconsin na terça-feira, acumulando seis vitórias nas sete últimas primárias na corrida pela indicação democrata.

Sanders continua atrás de Hillary no número de delegados que necessários para garantir a indicação antes da convenção do partido em julho na Filadélfia.

Hillary vê Nova York, Estado que representou como senadora durante oito anos, como sua casa, e a sede de sua campanha se encontra ali.

Sanders, hoje senador do Vermont, lembrou os eleitores que nasceu e cresceu em Nova York. "Vejam, acho que conheço o Estado muito melhor. Tenho muita experiência recente", afirmou Hillary à rede CNN na quarta-feira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.