Transporte Público

Vereador vai à Justiça para retirada de ônibus velhos

Fábio Câmara foi a tribuna da Câmara ontem para explicar os motivos para acionar a Prefeitura de São Luís e os empresários do setor de transportes

Carla Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Fábio Câmara quer tirar õnibus velhos de circulação
Fábio Câmara quer tirar õnibus velhos de circulação

Em discurso na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Fábio Câmara (PMDB) debateu com a base de apoio do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) a representação que o peemedebista impetrou na Justiça e no Ministério Público Estadual pedindo a retirada de ônibus da frota de São Luís que tenham mais de 10 anos.

De acordo com Câmara, durante 20 anos a lei que previa o tempo de uso da frota da capital estabelecia que ônibus com mais de 7 anos deveriam ser retirados de circulação. Ao assumir o cargo, segundo Fábio Câmara, o prefeito Edivaldo Júnior enviou mensagem modificando a lei estabelecendo assim um período de 10 anos para troca da frota.

Como existe essa lei e não está sendo cumprida, Fábio Câmara, que preside a Comissão de Transportes da Casa, entrou com uma representação na Vara de Interesse Difuso e também ao MP pedindo a retirada de cerca de 300 ônibus com mais de uma década de uso.

“Não estamos pedindo nada demais somente que uma lei seja cumprida pelo poder público. Tanto a Constituição Federal como o Código de Defesa do Consumidor e a Lei de Concessão de Serviços Públicos, garantem aos usuários e consumidores o direito à prestação de um serviço de transporte de qualidade e digno. Além disso, no inicio deste ano, também aprovamos na Câmara Municipal, a Lei Complementar 141/2015 que estipula a idade máxima da frota no prazo de 10 anos”, disse Câmara.

Uma ação do Procon poderia impedir cenas como esta em São Luís
Uma ação do Procon poderia impedir cenas como esta em São Luís

A ação de Câmara cobra tanto da Prefeitura de São Luís quanto das empresas de transporte coletivo que têm a concessão pública.

Governistas – A base de apoio do prefeito Edivaldo Júnior reagiu ao discurso do vereador de oposição alegando que as correções na idade dos ônibus serão feitas assim que a licitação for concluída.

Ainda segundo os vereadores, o total de ônibus com mais de 10 anos não representa nem 30% do total da frota da capital.

O líder da prefeitura na Câmara, vereador Osmar Filho (PDT), lembrou que a Prefeitura de São Luís entregou ônibus novos em 2014 e 2015 conforme o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público.

Fábio Câmara criticou o Procon que havia divulgado que faria ação para retirada de ônibus com 20 anos de uso. Segundo o peemedebista, além de estabelecer uma idade maior que o previsto em lei, o presidente do órgão, Duarte Júnior, recuou e acabou não fazendo a ação que retiraria cerca de 30 ônibus de circulação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.