Pra Ver a Banda Passar

“Pra ver a banda passar” muda rotina de crianças e adolescentes

Projeto tira menores de situação de vulnerabilidade social de Alto Alegre do Pindaré; iniciativa viabilizou também a compra de material para aulas

Oestadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Crianças e adolescentes formam a banda marcial de Alto Alegre do Pindaré
Crianças e adolescentes formam a banda marcial de Alto Alegre do Pindaré (PROJETO VALE )

Alto Alegre do Pindaré - O Projeto Pra ver a banda passar está mudando a rotina de crianças e adolescentes de Alto Alegre do Pindaré. Além de frequentar as disciplinas escolares, os integrantes do projeto compõem uma banda marcial, dedicando-se semanalmente às aulas e ensaios instrumentais.

Para crianças e adolescentes, a participação no projeto representa o primeiro passo para a construção da carreira de musicista, além de ser uma oportunidade de contribuir para a valorização da cultura local.

Para realizar o projeto, a Vale contou com a parceria da Associação Folclórica Boizinho Brilho da Natureza. Esta é uma iniciativa que integra os investimentos sociais do projeto de expansão da empresa em comunidades que ficam próximas às suas obras no Maranhão e Pará.

Os recursos repassados pela Vale foram utilizados para a aquisição de novos instrumentos musicais, como trombone, bumbos e pratos, além de luvas, camisetas, bandeiras, entre outros uniformes e acessórios.

Aulas

A banda marcial de Alto Alegre do Pindaré integra o grupo artístico Nós em Cena, que atua há mais de cinco anos com aulas de música, teatro e dança folclórica para mais 60 crianças, adolescentes e jovens, com idade entre 10 e 18 anos.

"O projeto está investindo na nossa juventude da melhor forma, pelo caminho da cultura e educação", comenta o diretor do grupo Francisco Cavalcante. Segundo ele, por meio da iniciativa, muitos jovens da localidade já foram resgatados da situação de vulnerabilidade social.

O Pra ver a banda passar também viabilizou a compra de material que possibilitará a melhoria da qualidade das aulas instrumentais: mesa de som, microfones, cadeiras, caixotes protetores para armazenar os instrumentos entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.