Rebeldes

Rebeldes sírios avançam contra Estado Islâmico perto da Turquia

Eles avançam em direção à cidade de Al-Rai, próximo da fronteira; aliança de grupos rebeldes é responsável por avanço

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Turquia - Rebeldes sírios se aproximaram ontem uma cidade perto da fronteira turca ocupada pelo Estado Islâmico depois de tomarem várias aldeias das mãos do grupo militante na área, disseram os rebeldes e o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Os rebeldes envolvidos na ofensiva incluem facções que lutam sob a bandeira do Exército Sírio Livre, que receberam armas através da Turquia. Eles estão avançando em direção à cidade de Al-Rai, controlada pelo Estado Islâmico.

Um avanço firme dos rebeldes perto da fronteira com a Turquia iria corroer a última posição do Estado Islâmico em uma área identificada pelos Estados Unidos como uma prioridade na luta contra o grupo.

Rebeldes que anteriormente enfrentaram dificuldades para obter ganhos firmes contra o Estado Islâmico na área mobilizaram vários milhares de combatentes para o novo ataque, disseram fontes rebeldes. Uma aliança de grupos rebeldes formada para a ofensiva inclui os grupos Sultan Murad, apoiado pela Turquia, e Faylaq al Sham.

"As batalhas continuam... fomos capazes de libertar várias aldeias muito rapidamente a partir das mãos do Daesh e se Deus quiser vamos limpar o norte de Aleppo", disse Abu Yasser, um comandante do grupo Failaq al Sham, à Reuters, fazendo referência a um acrônimo do Estado Islâmico.

O Observatório disse que os grupos rebeldes tinham tomado pelo menos 16 aldeias em uma área que era controlada pelo Estado Islâmico por quase dois anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.