Teatro

Processos criativos em oficina

Primeira etapa do projeto Palco Giratório tem início hoje, com oficina comandada pelos goianos Rodrigo Cruz e Rodrigo Cunha, na Guest House, na Praia Grande; programação seguirá até o dia 24

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Cena  de “A carroça é nossa”, que será atração dia 24 deste mês, no Espigão Costeiro,
Cena de “A carroça é nossa”, que será atração dia 24 deste mês, no Espigão Costeiro, (A carroça é nossa)

Com espetáculos e intercâmbios para valorizar o fazer teatral, a programação da edição 2016 do Palco Giratório terá início no Maranhão com oficinas e espetáculos de dança, de hoje até o domingo, 24, nas cidades de São Luís, Itapecuru-Mirim e Caxias. Em São Luís, hoje e amanhã, das 14h às 17h, na Guest House (Praia Grande), os goianos Rodrigo Cruz e Rodrigo Cunha comandarão a oficina “Dúplice”, buscando compartilhar os processos criativos dos dois espetáculos de dança apresentados pelos artistas: "Dúplice” e “Espécie”, focando no elementar, isto é, o corpo do participante.

Durante dois dias, os inscritos poderão treinar e aprimorar a disposição e a atenção, desenvolvendo um corpo cênico capaz de se sustentar sozinho, desprovido de aparatos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no Sesc Deodoro, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Ainda em São Luís, no dia 8, a dupla apresentará o espetáculo de dança “Dúplice”, às 19h, no Teatro João do Vale (Praia Grande), e no dia seguinte, o espetáculo de dança “Espécie”, no mesmo local e horário.

A montagem do espetáculo “Dúplice” alia teatro, dança, beat-box e a percussão vocal, em um jogo físico, rítmico, cênico e sonoro, que narra conflitos entre dois seres humanos. O espetáculo com duração de 55 minutos e classificação livre propõe ainda diálogos e reflexões acerca da condição e atitudes humanas. Sem diálogos nem cenários. Apenas um ator iluminado pelo visor do telefone celular. É dessa maneira minimalista que o espetáculo “Espécie” desenvolve um roteiro que evolui de forma surpreendente, aguçando e desafiando os sentidos e convocando os medos e fobias. O espetáculo tem duração de 50 minutos e classificação etária 14 anos.

No dia 11, o espetáculo “Dúplice” vai ter como palco a Praça Gomes de Sousa, em Itapecuru-Mirim, iniciando às 19h. De lá, os artistas viajam para Caxias, onde se apresentam no dia 13, na Unidade Sesc Caxias, a partir das 19h, e no dia 14, Rodrigo Cruz e Rodrigo Cunha promoverão a oficina “Dúplice”, no mesmo local, das 9h às 12h, e das 14h às 17h.

Fechando a primeira etapa no Maranhão, o grupo Xama Teatro promoverá, no dia 23, a oficina Contar Histórias - A “Arte da Memória”, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, no auditório do Sesc Deodoro. A oficina vai trabalhar a memória e a tradição como material para criação e também trocar experiências sobre o processo de criação do espetáculo “A Carroça é Nossa”, desenvolvido coletivamente a partir do estudo da narrativa, da musicalidade e do imaginário popular.

Espigão

O espetáculo de teatro de rua “A carroça é nossa” será apresentado no dia 24, a partir das 17h, no Espigão Costeiro da Ponta d’Areia. Com duração de 70 minutos, “Pedoca”, após sonhar que vê a si próprio em uma carroça puxada por um burro, sai em busca de um burro para puxar uma carroça e encontra “Toinha”, uma moça que sonha com um amor verdadeiro; “Joaninha”, que anseia por proteção, e “Cecé”, cujo sonho é encontrar sua família. Durante a busca, percebem que precisam desvendar um enigma que envolve não só a carroça como os seus destinos.

Saiba Mais

Apresentações gratuitas

A 19ª edição do Palco Giratório é composta de 20 companhias que levarão espetáculos culturais para todas as regiões do Brasil, passando por 145 cidades. Ao todo, serão 728 apresentações artísticas gratuitas e 1.325 horas de oficinas teatrais. Além das apresentações principais, o evento conta com atividades paralelas, como o “Pensamento Giratório”, espaço aberto ao público para reflexão e discussão sobre o trabalho e pesquisa dos grupos itinerantes; as “Aldeias”, mostras locais de artes cênicas e outras manifestações culturais, além de oficinas e intercâmbios, e encontros de grupos locais com os grupos integrantes do circuito para troca de ideias.

SERVIÇO

O quê

Edição 2016 do Palco Giratório, com oficinas, espetáculos e outros

Quando

De hoje ao dia 24

Onde

Em espaços de São Luís, Itapecuru-Mirim e Caxias

Oficina com Rodrigo Cruz e Rodrigo Cunha, hoje e amanhã, Guest House (Praia Grande)

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.