Otan

Obama e chefe da Otan debatem Estado Islâmico e Líbia

Governos ocidentais temem que o EI esteja se expandindo na Líbia; líderes discutiram ajuda da refugiados que vão à Europa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, disseram ontem que a Otan poderia ajudar a Líbia a se contrapor aos militantes do grupo Estado Islâmico (EI), além de treinar e assistir tropas no Iraque, na Jordânia e em outros locais para combater o grupo insurgente.

"Continuamos a cooperar de forma contínua a respeito de operações em potencial em áreas como a Líbia, onde se tem os primórdios de um governo", afirmou Obama aos repórteres depois de receber Stoltenberg no Salão Oval da Casa Branca, em Washington.

Governos ocidentais temem que o EI esteja se expandindo na Líbia no momento em que a coalizão liderada pelos EUA expulsa os militantes de territórios que conquistaram na Síria e no Iraque.

Stoltenberg disse que a aliança de 28 países que comanda está analisando como poderia ajudar a estabilizar e apoiar nações da região nas quais o Estado Islâmico está operando, incluindo a Líbia.

"A Otan está pronta para oferecer apoio", disse, enfatizando os avanços recentes na Líbia com vista à formação de um governo de unidade nacional.

Obama e Stoltenberg disseram também ter debatido o amparo que a Otan pode fornecer para evitar mortes de refugiados que se arriscam na perigosa viagem de fuga da Síria rumo à Turquia e à Grécia.

No Afeganistão, a Otan e os EUA estão trabalhando para ajudar o governo e treinar suas forças de segurança para reagirem ao Talibã, um tópico que Obama disse que será discutido novamente na cúpula da Otan em Varsóvia no mês de julho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.