H1N1

Especialistas esclarecem dúvidas sobre doença que preocupa o país

Segundo o Ministério da Saúde, até março deste ano, 71 pessoas já haviam morrido vítimas de H1N1 no país

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Vacina é uma das formas de prevenir a doença
Vacina é uma das formas de prevenir a doença (gripe H1N1)

De acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde ontem (4), até março deste ano, 71 pessoas morreram vítimas do H1N1 no país. É praticamente o dobro do número total de casos registrados no ano passado. A doença, que volta a assustar o país e tem provocado uma corrida pela vacina aos postos de saúde públicos e clínicas particulares é responsável pela grande maioria dos casos graves e mortes por gripe influenza no Brasil.

Especialistas do Hapvida Saúde esclarecem dúvidas sobre sintomas, tratamento e prevenção do H1N1.

Infectologista Maria Alice Sena:

Qual a forma de contágio da H1N1?

A forma de contágio da vírus Influenza H1N1 é através do contato próximo com secreções respiratórios do indivíduo (gotículas) portador do vírus, através da tosse, espirro e durante a fala;

Qual a importância da vacinação? É dose única?

A vacinação é uma das medidas utilizadas para prevenção da doença, vez que pode ser administrada antes de possível exposição ao vírus. É feita em dose única, porém há necessidade de reforço anual para que sejam atualizadas as cepas do vírus disponibilizadas na vacina;

A vacinação garante 100% de imunização?

Considerando que cada pessoa reage de forma diferente aos estímulos, não podemos dizer que a vacina será 100% eficaz na totalidade dos indivíduos nos quais ela é administrada. A vacina é menos eficaz nos extremos de idade e em pessoas com comprometimento imunológico. Entretanto, sabe-se que a eficácia da vacina pode variar de 50-90%, na dependência da coincidência entre as cepas incluídas na vacina e as cepas circulantes do vírus.

A vacina funciona através da injeção de partículas do vírus capazes de induzir a resposta imunológica, sem desencadear sintomas da doença. Estima-se que haja redução em torno de 50% nas formas graves da doença pós vacinação.

Quais as formas de prevenção?

Evitar aglomerações em ambientes fechados, isolar o paciente com suspeita ou diagnóstico da gripe H1N1, utilizando máscara para o contato direto com o mesmo e o orientando a lavar frequentemente as mãos, usar lenço cobrindo a boca e o nariz, ao tossir e espirrar e vacinação da população vulnerável.

Além dos grupos de risco, como crianças, idosos e agentes de saúde, quem pode se vacinar na rede pública?

A vacina é indicada para a prevenção primária contra o vírus e, portanto, deve ser administrada antes da exposição ao mesmo, vez que demora cerca de 15 dias para estimular a produção de imunidade. Toda população pode ser vacinada. O Estado disponibiliza gratuitamente a vacina na rede pública para determinados grupos de mal vulnerabilidade (crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde, população carcerária). A vacina também está disponível na rede privada para os indivíduos que não se enquadrarem nos pré-requisitos de uso na rede pública.

Como deve ser o contato com quem tem a doença?

Deve-se evitar, ao máximo, o contato próximo (menos de 1 metro) da pessoa portadora de influenza. Caso seja inevitável, deve-se utilizar máscara de barreira e efetuar a lavagem das mãos antes e após o contato com o doente. Caso haja exposição desprotegida, em indivíduos vulneráveis não vacinados ou vacinados há menos de 15 dias, depender do grau de risco, pode ser feito uso de medicamento antiviral, profilaticamente.

Pneumologista Jorge Benevides

Como funciona o quadro de evolução da gripe no corpo do paciente? (Parte respiratória)

O quadro de evolução é rápido com queda do estado geral, febre, dores generalizados e desconforto respiratório ou seja falta de ar e tosse persistente.

Quando a pessoa descobre que está com a gripe H1N1, o que tem que ser feito?

Aos primeiros sintomas, procurar uma unidade de saúde ou hospital para providências médicas e exames adequados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.