Janela Partidária

12 vereadores trocaram de partido em São Luís até o fim do prazo legal

Maiores bancadas na Câmara Municipal são do PSDB e do PDT com quatro parlamentares cada

Carla Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
A nova formação do plenário da Câmara vai estrear na sessão de hoje, já com vistas às eleições de outubro
A nova formação do plenário da Câmara vai estrear na sessão de hoje, já com vistas às eleições de outubro (Plenário da Câmara MUnicipal)

Com o fechamento da janela partidária ocorrido no sábado, 2, 12 vereadores de São Luís trocaram de legenda. O PSDB e PDT ficaram com as maiores bancadas. Outros partidos como PP, PMB, PROS e PR ganharam representação na Casa. E deixaram de ter representantes no legislativo municipal outras três siglas.

O troca-troca de partido foi encerrado. Durante o período, as representações partidárias na Câmara Municipal de São Luís mudaram. Os tucanos aumentaram de três para quatro vereadores na Casa.

Já estavam no partido os parlamentares José Joaquim Guimarães, Gutemberg Araújo e Eidimar Gomes, que era suplente e assumiu o mandato no início de 2015 após renúncia de Sérgio Frota, que se elegeu deputado estadual em 2014. Se filiou ao ninho tucano o vereador Josué Pinheiro, que já havia deixado o PSDB há cerca de um ano.

O PDT também aumentou sua bancada com a filiação do líder da prefeitura na Câmara, Osmar Gomes. Ele, que é suplente, deixou em 2014 o PMDB para se filiar ao PSB e esse ano decidiu entrar no PDT quando o prefeito da capital, Edivaldo Holanda Júnior, também optou em se tornar pedetista.

Da bancada do PDT fazem parte ainda Pavão Filho, Ivaldo Rodrigues e Barbosa Lages.

Maiores trocas - Além de Osmar Filho também trocaram de partido mais de duas vezes os vereadores Rose Sales e Chaguinhas. Sales se elegeu pelo PCdoB, após ser expulsa se filiou ao PP de Waldir Maranhão. Com a possibilidade de apoio do PP a candidatura de Eliziane Gama, a vereadores deixou a legenda e foi para o PV passando pouco mais de três meses. Após se desfiliar do PV, Rose decidiu entrar no PMB, nova sigla.

Francisco Chaguinhas se elegeu pelo PRP depois deixou a legenda e foi para o PSB em 2014 para se candidatar a deputado federal e semana passada decidiu fazer parte dos quadros do PP.

Também definiram os rumos partidos até o último sábado os vereadores Manoel Rêgo, que foi para o PP, Ricardo Diniz que se filiou ao PCdoB, Astro de Ogum, que saiu do PMN e foi para o PR. Também deixou o PMN Bárbara Soeiro que optou em se filiar ao PSC, Marquinhos Silva que se desfiliou do PRB e foi para o DEM e Beto Castro que saiu do PRTB e foi para o PROS.

Os vereadores Luciana Mendes e Sebastião Albuquerque também trocaram de partido. Luciano saiu do PTdoB – que deixou de ter três representantes para ficar somente com um, Marlon Garcia – e Sebastião deixou o DEM. As legendas escolhidas pelos parlamentares ainda não foi divulgada. Ontem O Estado entrou em contato com os vereadores, mas não conseguiu resposta.

Sebastião Albuquerque estava em negociação com o PT, PR e PRB. Mas depois de 2 de abril, o vereador ainda não divulgou seu destino partidário. Luciano Mendes também negociava com o PP e com o PTC. Assim como Albuquerque, a vereadora também ainda não divulgou em qual partido se filiou para disputar a reeleição.

As trocas partidárias levaram ao desaparecimento de três legendas na Câmara Municipal de São Luís desde o início da legislatura em fevereiro de 2013. Também surgiram cinco siglas que não tinham representação na Casa.

O PHS, PRTB e PMN não têm mais vereadores filiados na Câmara. Pelo PHS foi eleito o médico Ricardo Diniz, que compõe a bancada comunista com o vereador Professor Lisboa. O PMN perdeu dois representantes: Astro de Ogum e Bárbara Soeiro. O PRTB perdeu Beto Castro que foi para o PROS.

Conseguiram representação na Casa o Partido Progressista, comandado pelos deputados federais Waldir Maranhão e André Fufuca. O PP tem atualmente dois representantes: Manoel Rêgo e Chaguinhas. O PR tem como representante na Casa do presidente do legislativo municipal, Astro de Ogum, e o PROS ganhou Beto Castro.

O PMB também ganhou representante com a ida da vereadora Rose Sales e o PSC tem representante na Câmara com a filiação de Bárbara Soeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.