Trânsito

20 pessoas já perderam a vida no trânsito este ano de São Luís

Desrespeito às leis de trânsito é apontado como o principal causa dos acidentes de trânsito que deixam feridos e mortos; dados são da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão

Leandro Santos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Imprudências cometidas por condutores no trânsito são as principais causas de acidentes
Imprudências cometidas por condutores no trânsito são as principais causas de acidentes (imprudência)

O trânsito da Região Metropolitana de São Luís provocou a morte de 20 pessoas nos três primeiros meses deste ano. O desrespeito às normas de trânsito é apontado como o principal motivo dos acidentes que diariamente deixam feridos e, nos casos mais graves, mortos.

Os dados constam no relatório da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). Conforme as estatísticas, seis mortes ocorreram em janeiro, oito em fevereiro e seis no mês de março. As ocorrências foram registradas na capital maranhense e nos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Raposa foi o único município da Ilha onde não foram registradas mortes no trânsito nos três primeiros meses deste ano.

Os atropelamentos e colisões foram os principais tipos de acidentes de trânsito que fizeram vítimas. Foram registradas, em média, seis mortes por mês no trânsito na ilha. Outro dado que chama atenção é que o mês de fevereiro, que mais registrou mortes no trânsito, dos oito casos, quatro ocorreram na a temporada carnavalesca, período em que muitas pessoas abusam de bebidas alcoólicas e conduzem seus veículos.

De acordo com Lourival da Cunha Souza, coordenador geral da Campanha SOS Vida pela Paz no Trânsito, da Maçonaria do Maranhão, as imprudências cometidas por condutores no trânsito são as principais causas de acidentes. “Conforme o Ministério da Saúde, metade das pessoas que morreram no trânsito dirigiram após beber. As ultrapassagens indevidas e o excesso de velocidade também são responsáveis pelos acidentes”, disse Lourival da Cunha.

LEIA TAMBÉM:
Número de mortes no trânsito em São Luís teve redução
Mais de 70 mortes no trânsito na Ilha de São Luís em 2015

Redução
Em São Luís, dados da SSP mostram que houve redução de 20% no total de mortes no trânsito em 2015 em comparação com 2014. Ao longo de todo o ano passado, a Região Metropolitana de São Luís teve 75 registros de mortes no trânsito, segundo dados da SSP. Desse total, 24% dos óbitos foram em decorrência de atropelamentos.

De janeiro a dezembro de 2014, foram registradas 94 mortes no trânsito da Grande Ilha, de acordo com os dados da secretaria. Houve uma redução de 20% no total de óbitos, se comparados os quantitativos dos dois anos. Uma redução também foi percebida de 2013 para 2014, com 13 mortes a menos, ou seja, uma queda de 12% nas estatísticas.

Maçonaria lança caderno de apoio pedagógico para educação no trânsito

Para reduzir a quantidade de acidentes de trânsito, a Campanha SOS Vida pela Paz no Trânsito, idealizada pela Maçonaria do Maranhão, lançou na noite de quinta-feira, dia 31 de março, o caderno de apoio pedagógico para a educação do trânsito.

Ele traz conteúdos socioeducativos em diversas áreas diretamente ligadas com a educação para o trânsito que podem ser aplicados em salas de aula para estudantes das mais variadas séries. No fim, ele apresenta sugestões de para uma aula prática; fontes de pesquisa; sugestões de vídeos para sensibilização dos alunos; e uma lista de conceitos e definições de palavras encontradas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“O caderno foi trabalhado durante seis meses. Nós fizemos um resumo do CTB com uma metodologia nova e problematizando determinadas situações. Todo o conteúdo foi muito bem discutido”, disse Lourival da Cunha. Ele afirmou também que a princípio o caderno foi pensado para ser trabalhado nas escolas da rede estadual de ensino, mas a ideia é que ele também seja levado para as escolas municipais e da rede privada.

Números
20 mortes
no trânsito na Ilha
6 mortes em janeiro
8 mortes em fevereiro
6 mortes em março

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.