São Luís em rede

Famílias relatam dificuldades nos cuidados com filhos

Rotina de idas a médicos e busca de apoio são alguns dos assuntos discutidos no grupo MacroAmor, que serve de suporte para mães e pais que começam a aprender a lidar com as peculiaridades de seus filhos

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Benjamin, de 2 meses, é filho de Denisy Pinto Lima, que soube ainda na gravidez que a criança tinha microcefalia
Benjamin, de 2 meses, é filho de Denisy Pinto Lima, que soube ainda na gravidez que a criança tinha microcefalia


ASSISTÊNCIA

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), informou que realiza uma série de ações para atender famílias com casos confirmados de microcefalia. Entre os serviços prestados está a inclusão no Benefício de Prestação Continuada (BPC). As famílias nesta situação devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo de suas residências para receberem as devidas orientações quanto ao preenchimento de requerimento de acesso ao Benefício de Prestação Continuada e agendamento junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Integram também o conjunto de ações a inserção nos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Convivência e Fortalecimento de Vínculos, CadÚnico e encaminhamentos às demais políticas públicas. Já a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que já realizou a capacitação dos profissionais, divulgando as condutas e protocolos a serem seguidos nos casos de suspeita de zika em gestantes e casos de microcefalia em bebês e ressaltou que a rede de assistência inclui unidades municipais, estaduais e federais. Ainda segundo a Semus, quatro neuropediatras estão referenciados para realização dos atendimentos e acompanhamentos de alterações indicativas de microcefalia, além de haver acompanhamento das gestantes em consultas pré-natal.

CASOS CONFIRMADOS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que até o dia 28 de março, no Maranhão, de acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), o total de casos notificados de microcefalia de 2015 a 2016 é de 233. Destes, 30 casos de microcefalia foram descartados e 55 casos foram confirmados. Sob investigação estão 148 casos no Maranhão em 79 municípios. São Luís foi o município com maior número de casos confirmados, 16. Ainda na região metropolitana foram confirmados 4 casos em Paço do Lumiar e 1 em São José de Ribamar.
pré-natal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.