Reconhecimento

Sebrae premia prefeitos empreendedores no MA

Sete gestores foram contemplados com o IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor por destaques em projetos regionais e de cunho social, ontem à noite, no Centro de Convenções, em São Luís

Thiago Bastos/ O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Eric Costa, Juran Carvalho, Juscelino Oliveira, Iracema Vale, Cícero Morais, Edivaldo Júnior e Jairo Madeira
Eric Costa, Juran Carvalho, Juscelino Oliveira, Iracema Vale, Cícero Morais, Edivaldo Júnior e Jairo Madeira (prefeitos)

Gestores e membros da sociedade civil participaram ontem à noite, da solenidade de entrega do IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), que aconteceu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma, em São Luís. Na ocasião, foram premiados sete administradores de cidades maranhenses.
Antes da premiação, o diretor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Maranhão, João Martins, enalteceu a importância do prêmio.

“É a valorização das boas ideias e consolidação dos índices de desenvolvimento humano em todo o Maranhão”, disse. O evento foi prestigiado por autoridades locais, entre elas, o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Maranhão, Marcelo Tavares.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Edílson Baldez, destacou a qualidade dos projetos apresentados, mesmo no período de recessão financeira do país. “Apesar da crise em que estamos, os empreendimentos maranhenses não somente sobrevivem, como provam que grandes ideias superam adversidades financeiras”, afirmou o dirigente.

O primeiro prêmio – das sete categorias oferecidas pelo Sebrae – foi “Desburocratização e Formalização”. O vencedor foi o prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira, com um projeto que otimizou a gestão pública do município. “Estou muito orgulhoso deste prêmio. Uma vitória a toda a população”, disse. Depois, foi a vez da categoria Implementação e Institucionalização da Lei Geral. O vencedor foi o prefeito de Estreito, Cícero Morais, com o projeto “Estreito é referência nacional em lei geral”. “Agradeço a toda a comunidade, que nos ajudou para consolidarmos esta conquista”, afirmou.

O terceiro prêmio da noite, na categoria Inovação e Sustentabilidade, foi para o prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho. “Quero parabenizar a toda a gestão da nossa cidade por este prêmio”, declarou. O quarto prêmio – na categoria Inclusão Produtiva Com Segurança Sanitária - foi entregue ao prefeito de João Lisboa, Jairo Madeira. “O prêmio Sebrae é o resultado da luta de um povo sofrido, mas que supera as dificuldades com muita perseverança”, disse.

A quinto premiação da noite foi entregue na categoria Municípios Integrantes do G-100 (contemplando cidades de baixa renda do estado). O prefeito vencedor foi Eric Costa, de Barra do Corda, com o projeto referente ao centro de comercialização do município. “Foi um projeto que trouxe desenvolvimento à região e, ao mesmo tempo, um reconhecimento regional e nacional”, afirmou.

O sexto prêmio, na categoria Pequenos Negócios no Campo, foi entregue ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, com o projeto Fomento aos Negócios do Campo. “Parabenizo toda a equipe da Prefeitura, que, com muito empenho, foi considerada vencedora, ao levar desenvolvimento para áreas mais distantes da zona rural”, disse. Por fim, na categoria Melhor Projeto, a vencedora foi a prefeita de Urbano Santos, Iracema Lima Vale. “Faço uma menção honrosa ao meu povo, o povo de minha cidade, que, com luta, trouxe este prêmio muito importante para nós”, disse.

Seleção
Os prêmios foram distribuídos a partir de uma seleção, feita de forma prévia, entre 50 projetos participantes nesta edição. De acordo com o regulamento, cada prefeitura poderia inscrever até dois projetos em categorias distintas.

No total, 13 prefeitos disputavam um dos prêmios: Adalberto Rodrigues (Belágua), Cícero Morais (Estreito), Dulcilene Belezinha (Chapadinha), Edivaldo Holanda Júnior (São Luís), Eric Costa (Barra do Corda), Iracema Vale (Urbana Santos), Jairo Madeira (João Lisboa), João Lobato (Santa Helena), Júnior Otsuka (Grajaú), Juran Carvalho (Presidente Dutra), Juscelino Oliveira (Açailândia), Luciano Leitoa (Timon) e Luíza Rocha (São João do Sóter).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.