Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Dr. Clóvis Marzola foi recebido pela diretora acadêmica da instituição, professora Ildoana Paz.
Dr. Clóvis Marzola foi recebido pela diretora acadêmica da instituição, professora Ildoana Paz.

Marzola em São Luís
Uma das maiores autoridades em Odontologia no Brasil, Dr. Clóvis Marzola, membro da Academia Brasileira de Odontologia Militar e da Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Buxo Maxilo Facial, esteve em São Luís recentemente, quando conheceu a Clínica de Odontologia e o Núcleo de Especialidades Odontológicas do Instituto Florence de Ensino Superior, grandioso projeto desenvolvido para atender à comunidade carente. Ele foi recebida pela diretora acadêmica da instituição, professora Ildoana Paz.

Sobre autismo
O mês de abril será marcado pela conscientização mundial sobre o autismo. Assim sendo, a clínica infantil Facilitar promoverá, no dia 23, um ciclo de palestras gratuitas, a serem realizadas no auditório da Farmácia Garrido Renascença, dirigido a pais, educadores, estudantes, profissionais e demais interessados.
As palestras serão ministradas com abordagens nas seguintes temáticas: “TEA - Conhecendo métodos e programas no âmbito educacional (Rôse Cristina Bello – Terapeuta ocupacional)”, “Incluir agora é lei (Cristiane Soares – Terapeuta ocupacional)” e “Aspectos comunicacionais do TEA: uma visão fonaudiologica (Karol Lopes – Fonoaudióloga)”.

Ato profético
Presidente do Conselho de Pastores do Brasil, que reúne 10 mil líderes evangélicos e é seguido por mais de 2,5 milhões de perfis em diferentes redes sociais, pastor Silas Malafaia prepara um “ato profético” em Brasília e este deverá reunir líderes de 85% da população evangélica brasileira e milhares de fieis.
Previsto para coincidir com o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso, o ato deve mobilizar caravanas de ônibus e promete revelar profecias, segundo o pastor, não sobre o fim do mundo, mas sobre o “fim da corrupção e da crise econômica” no Brasil. É aguardar para ver!

Era dos aplicativos
Na era dos aplicativos, tudo vai ficando mais fácil e prático. A novidade agora é um que permite ao trabalhador acessar em tempo real seu extrato do FGTS, lançado pela caixa em homenagem aos 50 anos do fundo.
O aplicativo está disponível para download, gratuitamente, em celulares com qualquer sistema operacional. A Caixa vai manter o envio de cartas e SMS para notificações. No entanto, o trabalhador poderá optar pelo cancelamento de informações por papel.

Era dos aplicativos 2
Por meio do aplicativo, o usuário terá informações da unidade da Caixa mais próxima a ele e também poderá atualizar os dados cadastrais.
A Caixa lançou ainda o aplicativo “Caixa Trabalhador”, por meio do qual será possível consultar parcelas de seguro-desemprego, abono salarial e rendimentos do PIS disponíveis para saque.
O aplicativo também dá instrução sobre condições para receber benefícios, documentação necessária para saques e prazos de recebimento de valores.

Esquerda e movimentos sociais
Diante da crise política que se instalou no Brasil, apareceram muitas análises em torno do assunto. Algumas positivas e outras pessimistas, mas a maioria com altas doses de sensatez.
Recentemente, um professor da Universidade Tulane, nos Estados Unidos, teceu alguns comentários sobre a esquerda e os movimentos sociais, afirmando que os mesmos poderão levar anos para se reagrupar.
O brasileiro leciona literatura latino-americana e estudos culturais nos Estados Unidos desde 1999, mas se tornou conhecido entre muitos compatriotas por seus posicionamentos políticos nas mídias sociais.
Crítico do PT, ele não vê razões para se associar aos grupos que defendem a permanência de Dilma Rousseff na Presidência e rejeita a descrição do cenário político brasileiro como uma “briga de duas torcidas ante a qual você tem de se posicionar ao lado de uma delas”.

Música no shopping
Com ótimas atrações e surpresas ao público durante todo o ano, o São Luís Shopping dá a largada hoje para o projeto “Palco SLZ”, que além de ótimas atrações musicais, também disponibilizará apresentações de teatro e dança, valorizando as manifestações artísticas em geral.
Os clientes são presenteados com programações novas e gratuitas no palco instalado na Praça de Alimentação do piso dois.
De segunda a sexta-feira, a cantora Adriana Soraya estará ao piano, das 12h às 14h. A partir das 18h30, entrará em cena o cantor Pandha. Aos sábados, haverá música instrumental com o grupo Bossa Nova, e também estará lá a cantora Camila Boueri, com pop rock, blues e jazz.
Todos os domingos, das 12h às 15h, a programação será comandada por Ana Nery e seu repertório de MPB e samba de raiz.

Empreendedorismo
O programa de incubação de start-ups Founder Institute, com sede no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), está selecionando projetos de empreendedorismo na área de tecnologia. São apoiados projetos nas áreas de mídia digital, software, hardware, biotecnologia, tecnologias limpas, comércio eletrônico, publicidade, entre outros.
Todo o processo de incubação, com duração de 14 semanas, é feito no Brasil nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo. Os interessados podem se inscrever até 4 de abril (Curitiba), 17 de abril (São Paulo) e 15 de maio (Belo Horizonte).

Aviões com tratamento vip
Nos bastidores, comentam que a festa “Aviões Private”, dia 23 de abril, no Rio Poty Hotel, permitirá uma maior interação dos artistas com o público. A apresentação garantirá três horas de música. Como o número de pessoas será bem reduzido, os vocalistas Solange Almeida e Xand Avião darão um tratamento diferenciado dos outros shows.

TRIVIAL VARIADO

Depois da Semana Santa, regada principalmente às saborosas receitas de frutos do mar, muita gente que aprecia a culinária árabe já foi provar as delícias do espaço gastronômico Al Khalifa, no Calhau.

O Sindicato dos Servidores Públicos do Maranhão lança hoje o I Festival de Música Popular Maranhense, voltado para os servidores estaduais.

Muito se tem ouvido falar da Síndrome do Ovário Policístico, mas nem todos sabem o que significa. Trata-se de distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais. Em São Luís, há clínicas especializadas em diagnóstico por imagem, como a i.Medical.

Em artigo publicado na Folha de S. Paulo, o ator Wagner Moura voltou a defender a democracia e afirmou que a presidenta Dilma Rousseff está sendo “vítima de um golpe clássico em um Estado policialesco”.

DE RELANCE

Mundial Art
Vasos do Paquistão, tapetes turcos, espelhos de cedro folheados a ouro, esculturas e peças da Indonésia, Peru, Índia, China, Japão, África do Sul, Tailândia, Marrocos, Coreia, Colômbia e Guiana Francesa, iguarias da culinária brasileira e árabe, pedras e outros elementos naturais são algumas das atrações da Mundial Art, feira de artesanato mundial a ser aberta hoje, no Espaço Renascença.

Bandeira verde
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou o acionamento da bandeira verde nas contas de luz a partir de abril. Será a primeira vez, desde a implantação do sistema, que não haverá cobrança adicional nas tarifas de energia. As condições de geração de energia estão tranquilas e favoráveis em todo o Brasil, exceto no Nordeste, onde a situação ainda não é tão confortável. Porém, esse cenário é compensado pelas demais regiões.

Opções de canais
Os usuários da TVN já podem contar com novas opções de canais em sua programação, e agora com mais conteúdo de esportes e a programação local produzida pela emissora universitária da UFMA. Os clientes do pacote “Digital Light”, por exemplo, contam com cinco novas opções de conteúdo: Esporte Interativo (canal 137), Esporte Interativo HD (canal 637), Maxx (canal 138), Maxx HD (canal 638) e TV UFMA (canal 16).

93 anos de glórias
Nas comemorações pelos seus 93 anos de glórias, o Sampaio Corrêa orgulha-se de seu rico acervo, em exposição no Shopping da Ilha. Trata-se de uma viagem no tempo, com quadros dos times campeões, troféus, medalhas, bolas, equipagens lendárias, entre outras coisas. Um recorte histórico desses 93 anos da “Bolívia” querida.

Pior desempenho
Passada a Semana Santa, é hora de fazer as contas: o comércio faturou 9,6% a menos na Páscoa deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da empresa de consultoria Serasa Experian. Os dados, colhidos de 21 a 27 de março, representam o pior desempenho da série, iniciada em 2007. Ao considerar apenas o final de semana da Páscoa (25 a 27 de março), a queda alcançou 9,9% em relação aos mesmos dias de 2015.

McCartney no cinema
O cantor, compositor, multi-instrumentista e ex-Beatle Paul McCartney fará uma participação especial em “Piratas do Caribe: Os mortos não contam histórias”, que estreia em 2017. Apesar de o filme já estar em fase avançada de filmagem e pós-produção, o papel de McCartney será grande. Mas McCartney não é o primeiro ídolo do rock a aparecer na franquia. O guitarrista Keith Richards, dos Rolling Stones, interpretou o pai de Jack Sparrow (Johnny Depp) em “Piratas do Caribe: No fim do mundo”, em 2007.

Reflita com Érico Veríssimo:
“Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras e outras constroem moinhos de vento”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.