Lançamento

Crônicas reunidas em publicação

Escritora Míriam Angelim lança hoje, às 19h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, o livro “Dançando com o tempo”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Miríam Angelim lançará hoje livro de crônicas
Miríam Angelim lançará hoje livro de crônicas (Míriam Angelim)

Uma série de crônicas de temas variados dão corpo ao segundo livro que a assistente social Míriam Angelim lança hoje, às 19h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande) sob a chancela da Academia Sambentuense, da qual a escritora é membro efetivo. A publicação, intitulada “Dançando com o tempo”, chega ao mercado de forma independente.

A programação de lançamento terá a participação da cantora Regina e do violonista Paulinho Oliveira, além da palavra do presidente da Academia Sambentuense, o historiador Álvaro Urubatan Melo e apresentação da obra feita pela autora, que seguirá com os autógrafos.

“Dançando com o tempo” traz textos escritos por Míriam Angelim entre os anos de 2010 a 2015 e versam sobre temas do cotidiano a exemplo de amor, vida, morte, família, saudades, entre outros. “Lancei meu primeiro livro em 2010 e disse que continuaria a escrever, mas sem lançar. Mas algumas pessoas me cobravam outro livro então intensifiquei os escritos em 2015, a fim de dar vida a outro livro”, diz Míriam Angelim.

A estreia da escritora foi com o livro de contos “Açucena, a estranha dama” que narra a história de uma menina que convive com uma tia sensível e comunicativa, mas com períodos de confusão mental. Já em “Dançando com o tempo”, Míriam Angelim desenvolve textos ora com um olhar atento, crítico, ora tenso. “São textos que nasceram de momentos de observação do dia a dia, de comportamentos, conversas que acabo transformando em crônicas”, explica Míriam Angelim.

A autora explica que antes de publicar os textos foram submetidos a uma análise de um sobrinho que fez o primeiro crivo do material. “Ele leu tudo e separou os textos em duas categorias. Aqueles que são as crônicas simplesmente e outros que são mais voltados para o meu lado assistente social, professora. Estes últimos ficaram de fora”.

De posse do material previamente selecionado, foi a vez da autora colher opiniões de amigos e familiares acerca do poderia entrar ou não no livro. O resultado são 36 crônicas que, nas palavras de seu confrade, o escritor e pesquisador da Universidade Federal do Maranhão, Sanatiel Pereira, “a prosa nos cativa, deixando algo que nada tem a ver com letras e tinta no papel, mas com emoções e alma. Ela sabe com maestria tirar proveito dos fatos, para contar, de forma lúdica, aquilo que bem quiser, explorando, dessa forma, os melhores sentimentos da natureza humana”.

O presidente da Academia Sambentuense, Álvaro Urubatan Melo, adianta que o lançamento do livro também ocorrerá em São Bento, no dia 21 deste mês. “Com 14 anos de existência, nossa Academia segue o modelo francês, por tanto, aberta a outras formas de expressão artística, além da literária. Hoje temos 38 membros (há duas vagas em aberto) e 11 correspondentes”, frisa Urubatan Melo.

Autora – Míriam Angelim é natural de São Bento (MA). Como Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Cultural no Centro de Fomento ao Desenvolvimento Social, Econômico e Cultural do Viva Cidadão, realizou projetos como “Chá Literário”, e “A Hora das Letras” que teve como resultado a publicação de três livros tendo como escritores os alunos da rede pública e filantrópica de São Bento, estimulados à leitura e à escrita.

Como Gestora de Integração e Relacionamento, idealizou e criou projetos para desenvolvimento, integração e relacionamento humano a exemplo de “Rabiscando Momentos – cultura literária no trabalho”, com a publicação de 11 livros; “Ser Humano Ser Melhor (um toque de espiritualidade no trabalho)”; “Turismo Interpessoal: o Novo Olhar com Acolhimento”; grupo teatral “Alegria e Arte do Cidadão”; e o Coral “Viva Voz”, todos realizados, internamente na Empresa Viva Cidadão.

Serviço

O quê

Livro “Dançando com o tempo”, de Míriam Angelim

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Centro de Criatividade Odylo Costa, filho – Praia Grande

Preço do livro

R$ 25,00

Trecho do livro – Crônica “Dançando com o Tempo”

Anualmente, com pleno sucesso a Rede Globo de Televisão lança em sua programação dominical, o quadro “Dança dos Famosos”. O título determina os participantes: Famosos. Esses famosos podem ser atores, atrizes, atletas com destaques, todos com relevância na mídia.

A vida também tem seu concurso de dança. “A dança do tempo” para participação de todos os que ousaram ingressar na caminhada terrestre. Eu ousei e por isso participo. Ousar? seria esse o verbo? O certo é que estamos aqui!

A dança do tempo começa com uma viagem dos participantes, para acertos de detalhes como: recebimento do corpo físico e da missão espiritual como pré- requisitos para competir no grande baile da vida.

Inegáveis são a beleza e a grandeza desse milagre chamado vida, uma vida que dança ao ritmo do tempo. Um tempo que canta, ama, abençoa, amaldiçoa e perdoa. Tempo que faz preces, bendizendo. Tempo que roga praga e expurga. Tempo falante e contador de histórias, tempo dançarino em desengonçada ou sedutora ação ritmada, tempo contagiante, colossal!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.