Intrafegável

Ruas do bairro Alemanha, em São Luí, estão cheias de buracos

Moradores da região reclamam da situação e já tiveram de pagar para que buracos fossem tapados e pavimentação das vias ficasse melhor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

A situação precária das ruas prejudica os moradores do bairro Alemanha. Segundo denúncias, as vias estão cheias de buracos e quando chove o problema se agrava por causa da enxurrada, que chega a invadir as casas. Eles reclamam que, apesar de vários relatos, a Prefeitura de São Luís não resolve o problema, e eles mesmos já tiveram de tirar dinheiro do bolso para melhorar a pavimentação do bair­ro.

A Rua Carlos Macieira é uma das mais importantes da Alemanha, pois é por ela que os coletivos que operam a linha do bairro acessam a localidade, quando voltam do Centro, mas nela há um buraco enorme, que se estende por quase toda a largura da via. Para trafegar por lá, os condutores precisam desviar os carros pelas laterais. “E mes­mo assim a gente ainda arrasta o carro pelo buraco, porque nem sempre dá para desviar”, disse a condutora Elisa de Sousa.

Na Rua Edson Brandão, há uma vala por quase toda a extensão da via, causada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), que fez uma obra de desentupimento da tubulação de esgoto da rua.

Outra rua onde os moradores têm muitas reclamações a fazer é a José Murta. Lá, além dos buracos, tem um lixão, que causa muito mau cheiro. No local, são jogados restos de materiais de construção, móveis, recipientes plásticos e até um vaso sanitário. “Faz 15 dias que a Prefeitura não limpa a rua, mas a população também não ajuda. As pessoas vivem jogando lixo ali”, afirmou Antônio Vieira, que tem um comércio na rua.

Na Travessa Zuleide Bogéa, os mo­radores já tiveram que fazer uma vaquinha para arrecadar dinheiro e comprar cimento e areia para tampar os buracos da via, mas as chuvas do começo do ano já levaram todo o esforço dos moradores embora. “A rua inteira é cheia de buracos. Se você reparar, muitas casas são altas. Isso é para evitar que a água as alague. A minha é uma de­las. Em dias de chuvas muito fortes, a enxurrada invade as casas”, disse Nemésio Furtado.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que já encaminhou a demanda para o setor de pavimentação, que irá enviar uma equipe aos locais citados na reportagem para levantamento técnico das necessidades do local e incluí-los na programação de serviços a serem executados conforme cronograma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.