Contra Zika

Ministério da Saúde lança videoclipe educativo com participação de Zeca Baleiro

Cantor maranhense participa de animação que alerta, de forma lúdica, crianças e adultos sobre atitudes de combate ao mosquito Aedes aegypti

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Trecho do videoclipe que faz alerta de maneira lúdica
Trecho do videoclipe que faz alerta de maneira lúdica (mosquito)

SÃO LUÍS - A educação e a música são importantes aliadas no desafio de mobilizar a população para o combate ao Aedes aegypti e aos vírus Zika, da dengue e da chikungunya. Pensando nisso, o Ministério da Saúde lançou o projeto “Crianças contra Zika”, usando a música para ampliar os conhecimentos sobre as doenças e formas de prevenção. A ação, que conta com a participação do cantor maranhense Zeca baleiro, faz parte do eixo Mobilização e Combate ao Mosquito do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e à Microcefalia.

O projeto “Crianças contra Zika” é formado por uma série de seis videoclipes, com diferentes técnicas de animação e canções elaboradas por músicos brasileiros, que abordam o vírus Zika e o combate ao Aedes aegypti, a fim de incentivar crianças e adultos a adotar atitudes contra o mosquito. A série será disponibilizada, ainda, nas redes sociais, e as seis canções serão lançadas e distribuídas, posteriormente, em mais de cem serviços de transmissão de música e lojas virtuais, como iTunes, Google Play, Spotify, Deezer e Apple Music.

Além de Zeca Baleiro, os artistas André Abujamra, Hélio Ziskind, Arnaldo Antunes, Xis, Marisa Orth e Palavra Cantada compuseram e interpretaram as canções, sob a curadoria musical de André Abujamra. Também participa do projeto a cineasta Baboo Matsusaki, que assina a abertura e o encerramento do filme “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar 2016, como melhor longa de animação.

Confira o videoclipe “O Odioso do Egito”, de Zeca Baleiro

O diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Walter Vasconcelos, explica que o projeto é importante para a mobilização da sociedade contra o Aedes aegypti, a partir da conscientização das crianças. “De forma lúdica, o projeto cumpre um papel significativo de engajamento popular para o combate ao mosquito. É importante despertar essa consciência nas crianças, para que elas adotem as ações de prevenção desde cedo. Além disso, sabemos que elas multiplicam o conhecimento entre os familiares, promovendo uma mudança de comportamento dentro de casa”, avalia. Vasconcellos ressalta que a qualidade artística dos videoclipes faz com que o material tenha grande apelo, também, entre os adultos.

Campanha

O Ministério da Saúde lançou a campanha #Zikazero, como parte do eixo mobilização do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e à Microcefalia. Com tema “Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”, as peças chamam atenção para o cuidado permanente contra o mosquito, inclusive com lista de checagem dos ambientes que podem acumular água parada e servir de criadouro. O reforço da mobilização contou com a realização de mutirões nacionais de combate ao Aedes aegypti, com a participação de vários órgãos do Governo Federal, com participação de estados e municípios.

Outro eixo de atuação do Governo Federal, diante da situação de emergência em saúde, é a promoção do desenvolvimento tecnológico. O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (23), o lançamento de edital para seleção de pesquisas contra o Aedes aegypti e as doenças transmitidas pelo mosquito. Serão disponibilizados R$ 20 milhões para estudos na área do controle do vetor, diagnóstico, prevenção e tratamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.