Imposto

Mais um lote de inadimplentes com o IPVA no Maranhão é encaminhado à Serasa

Segundo a Sefaz, débitos resultaram para o estado R$ 15,2 milhões em cobrança do imposto e acréscimos moratórios

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
(IPVA)

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) encaminhou à Serasa um novo lote de 65.536 inadimplentes do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), resultando para o estado R$ 15,2 milhões em cobrança do imposto e acréscimos moratórios.

Na página do IPVA, na internet, no portal da Sefaz, é possível consultar informações de débitos por pessoas e empresas que possuam veículos com registro de propriedade em seu nome ou razão social. No portal, o interessado deve acessar o ícone IPVA, a opção “IPVA-Notificados/Serasa”, inserir o número do CPF ou CNPJ e o número de notificação informada na carta.

No rodapé da página, o interessado localiza o Renavam do veículo e pode emitir o documento de pagamento (DARE) com o código de barras para fazer o recolhimento no Banco do Brasil e seus correspondentes. O pagamento pode ser feito nos caixas eletrônicos do BB e pela Internet para os correntistas do Banco.

Caso o contribuinte não receba a carta e não saiba o número de notificação ele pode comparecer a uma das agências da Sefaz ou informar o Renavam do veículo no menu “IPVA/Débitos” para consultar o valor lançado.


Contestação

Os contribuintes que desejarem contestar o lançamento dos débitos de IPVA nos casos de veículos roubados, sinistrado, com comunicação de venda no Detran ou leilão do Detran, podem verificar as orientações no portal da Sefaz e a documentação necessária para recorrer dos débitos.

Não pagam o IPVA, veículos com mais de 15 anos de uso e aqueles para os quais há previsão de imunidade constitucional como os dos órgãos públicos, além dos veículos dos corpos diplomáticos, táxi, adaptados para deficientes físicos e ônibus urbanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.