Teatro

Clássico do cinema da década de 1950 em versão para os palcos

“12 Homens e uma Sentença” ganha adaptação do grupo Tapa, que tem sede em São Paulo; peça será apresentada amanhã, às 20h, no Teatro Zenira Fiquene

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Espetáculo é inspirado em filme
Espetáculo é inspirado em filme (12 homens e uma sentença)

Um dos clássicos do cinema, o filme “12 Homens e uma Sentença”, em adaptação do grupo Tapa para os palcos, será apresentado amanhã, às 20h, no Teatro Zenira Fiquene - Faculdade Pitágoras (Turu). A trupe, que tem sede em São Paulo, escolheu São Luís para abrir a turnê no Nordeste depois de temporada de sucesso em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e em Portugal.

Após a apresentação, o diretor Eduardo Tolentino de Araujo e dois atores do elenco comandarão um bate-papo com a plateia. À tarde terá inicio um workshop ministrado pelo ator Brian Penido Ross, que é professor nos Grupos de Estudos para Profissionais do Grupo Tapa, do qual é fundador. É também membro do corpo docente da Escola de Atores Wolf Maya. A oficina prossegue até sexta-feira e é gratuita.

O espetáculo, selecionado pela Petrobras Distribuidora de Cultura para os anos 2015 e 2016, tem patrocínio da BR Distribuidora e será levado ainda para Teresina, onde será apresentado sexta-feira, dia 1º de abril; e Fortaleza, onde chega nos dias 2 e 3 de abril.

“12 Homens e uma Sentença” venceu o Prêmio APCA de melhor espetáculo em 2010, Prêmio Contigo 2011 de Melhor Espetáculo do Ano (Juri Popular) e recebeu duas indicações ao Prêmio Shell. O texto já teve duas versões para o cinema, estreladas por Henry Fonda e Jack Lemmon.

Já a peça tem direção e adaptação de Eduardo Tolentino de Araujo, texto de Reginald Rose, tradução de Ivo Barroso e cenografia de Lola Tolentino. No elenco, estão Brian Penido Ross, Xando Graça, Zé Carlos Machado, Camilo Bevilaq, Ricardo Dantas, Fernando Medeiros, Adriano Bedin, Norival Rizzo, Rafael Golombek, Augusto Cesar, Bruno Barchesi e Rodolfo de Freitas.

Enredo- A história gira em torno de 12 jurados que devem decidir se condenam ou não à morte na cadeira elétrica um jovem acusado de assassinar o pai, em um surpreendente exercício de argumentação e conflito de paixões acirradas.

Todas as evidências apontam para o jovem como o responsável pelo crime e 11 jurados estão convencidos de sua culpa. Porém, um último jurado crê na sua inocência e vai tentar convencê-los de que o réu não deve ser condenado. O veredicto precisa ser unânime: se os 12 jurados considerarem o réu culpado, ele será executado, mas se um deles tiver uma dúvida razoável a respeito da culpabilidade, o garoto não poderá ser condenado.

Após a sessão, o diretor Eduardo Tolentino e dois atores do elenco farão um bate-papo com os presentes, abordando o tema da peça. Eduardo Tolentino fundou, em 1979, o Grupo Tapa (Teatro Amador Produções Artísticas). Ao longo de sua carreira dirigiu espetáculos de William Makepeace Thackeray a José Wilker passando por Nelson Rodrigues, Plínio Marcos e Oduvaldo Viana Filho, Molière, William Shakespeare, Thornton Wilder, Millôr Fernandes, entre outros.

Também amanhã, das 16h às 18h terá início o workshop “A Palavra em Cena”, que será ministrado pelo ator Brian Penido Ross. Dirigido a atores, diretores, profissionais de teatro e membros de grupos teatrais com experiência em interpretação, a oficina prossegue até sexta-feira, com aulas das 9h às 12h. Os interessados podem fazer as inscrições, gratuitas, na Faculdade Fama, onde ocorrerá o workshop. Durante a oficina serão apresentadas as técnicas do grupo Tapa para falar o texto dramático abordando a palavra em cena.

Serviço

O quê

Peça “12 Homens e uma Sentença”

Quando

Amanhã, às 20h

Onde

Teatro Zenira Fiquene – Faculdade Pitágoras, Avenida São Luis Rei de França, 32 - Turu

Ingresso

R$ 25,00, à venda na bilheteria do teatro

Classificação

12 anos

Saiba Mais - “12 Homens e uma Sentença”

- A peça é uma adaptação do clássico filme dos anos 1950 que ganhou 13 prêmios (entre eles Urso de Ouro de Melhor Filme para o diretor Sidney Lumet e Bafta de Melhor Ator para Henry Fonda) e seis outras indicações (três ao Oscar, melhor filme, melhor direção e melhor roteiro adaptado).

- O filme, exceto três minutos de projeção, foi gravado dentro de uma pequena sala, mas a história foi criada originalmente como uma peça feita para a TV e apresentada ao vivo, em 1954, pela CBS. Henry Fonda viu a apresentação na TV e decidiu produzir o filme com seu próprio dinheiro.

- A ideia de montar o espetáculo foi dos produtores e idealizadores do projeto, o casal de atores Ana Elisa Paz, carioca e Mario José Paz, argentino. O projeto ganhou corpo quando Ana Paz comprou os direitos do texto.

Ficha Técnica - “12 Homens e uma Sentença”

Texto: Reginald Rose

Tradução: Ivo Barroso

Direção: Eduardo Tolentino de Araújo

Cenário: Lola Tolentino

Figurino: Ana Cristina Monteiro de Castro

Iluminação: Nelson Ferreira

Produção: Ana Paz

Elenco: Brian Penido Ross, Xando Graça, Zé Carlos Machado, Camilo Bevilaq, Ricardo Dantas, Fernando Medeiros, Adriano Bedin, Norival Rizzo, Rafael Golombek, Augusto Cesar, Bruno Barchesi e Rodolfo de Freitas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.