Números expressivos

Veja a representatividade do PMDB em diversos níveis da política

Nesta terça (29), o partido decidiu deixar a base aliada do governo da presidenta Dilma. Os ministros do partido também deverão deixar os cargos

Portal EBC

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Na Câmara, 13,25% dos deputados em exercício pertencem ao PMDB.
Na Câmara, 13,25% dos deputados em exercício pertencem ao PMDB. (PMDB na política)

BRASÍLIA - O Diretório Nacional do PMDB decidiu, nesta terça-feira (29), deixar a base aliada do governo da presidenta Dilma Rousseff. A decisão foi anunciada pelo senador Romero Jucá (RR), vice-presidente da legenda, que substituiu o presidente nacional do partido, Michel Temer, vice-presidente da República. O PMDB também decidiu que os ministros do partido deverão deixar os cargos. No total, seis ministros da legenda compõem a cúpula do Executivo.

Leia também:

PMDB rompe com o governo e pede ''Temer presidente''

Ministro do Turismo é o primeiro do PMDB a pedir demissão

Leia a carta de demissão que o ex-ministro do Turismo enviou à Dilma Rousseff

Mas não é só no governo federal que os números peemedebistas são expressivos. Na Câmara, 13,25% dos deputados em exercício pertencem ao PMDB. Já no Senado, 18 dos 81 senadores são filiados à sigla. Ou seja, dos 594 parlamentares no Congresso Nacional, 86 são peemedebistas, o que equivale a 14,47%.

Nos Estados, o PMDB elegeu sete governadores, dentre as 27 unidades da federação - o que equivale a 25,92% -, além de 996 prefeitos e 142 deputados estaduais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.