Teatro

Semana com programação alusiva ao Dia Mundial do Teatro

Apresentações teatrais, oficinas e rodas de conversa movimentam esta semana no Cine Teatro da Cidade de São Luís; atividades se estenderão até sábado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
(teatro)

Oficinas, rodas de conversa e apresentações teatrais movimentarão o palco do Cine Teatro da Cidade de São Luís (Rua do Egito) ao longo desta semana, até sábado, durante a programação alusiva ao Dia Mundial do Teatro, celebrado no último domingo, dia 27. A homenagem será comandada por atores e grupos de destaque locais e de outros estados. O Dia Mundial do Teatro foi instituído em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro, ligado à UNESCO, data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

Hoje, na abertura, às 15h30, será apresentado o espetáculo infantil “A Viagem de um Barquinho”, do Grupo Universitário de Teatro (GUT), que integra o projeto “Terças no Teatro”, por meio de edital de ocupação do Cine Teatro. Com texto de Sylvia Orthof, considerada uma das maiores escritoras de literatura infantil do Brasil, a peça estimula o imaginário da criança por meio de uma viagem em busca de um amigo de brincadeiras: um barco de papel.

Dirigido pela professora Ana Teresa Desterro Rabêlo (Estrelinha), o espetáculo tem no elenco os atores Alena Gomes, Ana Cleide Silva, Paulo Gustavo Serejo, Marcos Martins e Soraia de Oliveira, integrantes do GUT, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Artes e à Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Amanhã, das 14h às 17h, será realizada a oficina gratuita de corpo e improvisação teatral inspirada no método “rasaboxes”, com a atriz maranhense Claudiana Cotrim, há dez anos radicada no Rio de Janeiro. Criado pelo diretor de teatro e teórico da performance, Richard Schechner, o método é um exercício psicofísico baseado na teoria da rasa, presente na arte clássica indiana, e que, associada a práticas contemporâneas da psicologia e da neurociência, oferece a atores um instrumental sensível e emocional de técnicas e autoconhecimento sobre a relação orgânica entre corpo e emoção.

De acordo com Claudiana Cotrim, “rasaboxes” seria algo como caixa de sentimento. “A gente trabalha oito sentimentos básicos (medo, raiva, amor, surpresa, coragem, riso, tristeza, repugnância e suas variantes), com uso da fotografia para registro destas emoções e, a partir daí, vamos criando esse repertório que funciona bastante para construção de personagens e cenas, trabalhando bastante com a improvisação. Em síntese, a oficina trabalha com o ator como atleta das emoções. É uma oficina direcionada para atores. Vai ser um momento bom de troca e ocupação do espaço, além de colocarmos em reflexão o nosso ofício”, explicou Claudiana Cotrim.

Maria Aragão - Depois, às 19h, a atriz maranhense Maria Ethel subirá ao palco para encenar o monólogo “Besta Fera”, inspirado, de forma poética, na vida de militância da médica maranhense Maria José Camargo Aragão, popularmente conhecida como Maria Aragão. Escrito a partir de depoimentos e trechos do diário de prisão da médica, o texto resgata aspectos históricos sobre as conseqüências do golpe militar de 1964, por meio da luta da maranhense e comunista em busca da superação da fome, do preconceito, da violência em prol das causas sociais, lutando por uma sociedade justa e igualitária.

Na quinta-feira, Maria Aragão também será tema de debate, das 15h às 17h30, na roda de conversa “Maria por Maria”, com a presença do jornalista Euclides Moreira Neto, biógrafo da médica, que falará para um público de alunos da rede estadual de ensino sobre a importância da maranhense para a história dos movimentos sociais e símbolo de personalidade feminina no Maranhão. Antes, crianças e adolescentes alunos da Unidade Integrada Maria José Aragão e integrantes do Grupo de Arte Maria Aragão (GAMAR) farão a abertura da atividade, com apresentação da performance poético-teatral “Invocação à Mulher Única”, baseada em poemas de Vinícius de Moraes e que exalta a mulher e seu empoderamento na sociedade atual em referência às diversas mulheres que amam, lutam e fizeram história.

A programação prossegue até o sábado, com a presença do grupo paraibano Coletivo de Teatro Alfenim, da Paraíba, que tem no elenco os atores Adriano Cabral, Lara Torrezan, Nuriey Castro, Paula Coelho, Ricardo Canella, Verônica Cavalcante, Vítor Blam e Mayra Ferreira. “Quebra-Quilos”, que será apresentado no dia 1º de abril, às 19h, marca a origem do Coletivo Alfenim. Estreou em 2008 e permaneceu em circulação ininterrupta por várias cidades do Nordeste e algumas capitais do país como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, até 2010.

O espetáculo narra a história de duas mulheres que, em 1874, são expulsas do campo e procuram abrigo numa vila do sertão paraibano, em meio a rumores de que os quebra-quilos, sediciosos que lutam contra a implantação do sistema métrico decimal preparam-se para invadir a feira da localidade e promover a revolta. Mãe e filha tornam-se testemunhas e vítimas da violência das autoridades locais contra os matutos revoltosos.

No dia 2 de abril, no mesmo horário, o coletivo voltará ao palco para encenar a peça “O Deus da Fortuna”, ganhador do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2010. Com texto de Márcio Marciano, criado em processo colaborativo com os atores do grupo, a narrativa, inspirada em argumento de Bertolt Brecht, é uma parábola sobre o Capital em seu estágio global de volatilização, narrando a história de um proprietário de terras na longínqua China imperial que, afundado em dívidas em virtude da crise da produção do arroz e da seda, manda erguer um altar em honra de Zao Gong Ming, o “Deus da Fortuna”, com a intenção de se salvar da falência. Porém, as oferendas são inúteis e o proprietário vê-se obrigado a vender a própria filha a seu credor, como forma de amortização da dívida.

Serviço

O quê

Semana em homenagem ao Dia Mundial do Teatro

Quando

De hoje até sábado

Onde

Cine Teatro da Cidade de São Luís (Rua do Egito)

Programação

Hoje

15h30 – Projeto Terças no Teatro, com espetáculo infantil "A Viagem de um Barquinho".

Grupo Universitário de Teatro (GUT)

Amanhã

14h às 17h – Oficina de corpo e improvisação teatral com método rasaboxes.

Ministrante: Claudiana Cotrim

Vagas: 15 alunos

19h – Monólogo teatral “Besta Fera”, sobre vida e militância de Maria Aragão, com a atriz Maria Ethel.

Dia 31

15h às 18h - Programação Mês da Mulher (SEMU)

Performance Teatral "Invocação à Mulher Única", com grupo GAMAR

Roda de Conversa "Maria por Maria", com jornalista Euclides Moreira Neto e convidados.

Dia 1º

19h – Espetáculo teatral “Quebra-Quilos”, com o Coletivo de Teatro Alfenim (PB).

Dia 2

19h – Espetáculo teatral “O Deus da Fortuna”, com o Coletivo de Teatro Alfenim (PB).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.