Estado Islâmico

Exército sírio recupera controle total de Palmira

Retomada da cidade será vista como uma vitória estratégica, mas também simbólica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49


O Exército sírio recuperou ontem o controle total de Palmira, cidade que esteve tomada pelos extremistas do Estado Islâmico durante mais de um ano, segundo uma fonte militar. “Após combates noturnos violentos, o Exército controla totalmente a cidade de Palmira, incluindo a parte antiga e a parte residencial. Eles [os 'jihadistas'] retiraram-se", disse a mesma fonte.
As tropas sírias, apoiadas pela aviação russa, haviam entrado na quinta-feira, 24, na antiga cidade de Palmira, classificada como Patrimônio Mundial pela agência da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
A queda de Palmira provocou ondas de choque em todo o mundo, quando o Estado Islâmico lançou uma campanha de destruição dos monumentos classificados pela Unesco, fazendo explodir templos e roubando relíquias de mais de 2 mil anos.
A retomada da cidade será vista como uma vitória estratégica, mas também simbólica, do presidente sírio, Bashar al-Assad, já que quem controla a cidade também controla o vasto deserto que se estende do centro da Síria até a fronteira com o Iraque.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.