Teatro

Projeto “12 Homens e uma Sentença” chega em São Luís

Encenação de peça, bate-papo com a plateia e workshop, com inscrições gratuitas, acontece quinta-feira, dia 31, na Faculdade Fama

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Elenco da peça "12 homens e uma sentença", do grupo Tapa
Elenco da peça "12 homens e uma sentença", do grupo Tapa (12 homens)

O ator Brian Penido Ross, que é professor nos Grupos de Estudos para Profissionais do Grupo Tapa e membro do corpo docente da Escola de Atores Wolf Maya ministrará um workshop, gratuito, sobre as técnicas do grupo Tapa para falar o texto dramático abordando a palavra em cena. A oficina ocorre nos dias 31, das 16h às 18h e 1º de abril, das 9h às 12h, na Faculdade Fama (Turu). Os interessados devem fazer suas inscrições no dia do evento.

Dirigida a atores, diretores, profissionais de teatro e membros de grupos de teatro com experiência em interpretação, o workshop integra um projeto que abrange ainda a apresentação do espetáculo “12 Homens e uma Sentença”, que será encenado nesta quinta-feira, dia 31, às 21h, no Teatro Zenira Fiquene, da Faculdade Fama (Turu) seguido de um bate papo com a plateia após a peça. O projeto é patrocinado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura para o ano 2015/2016.

Brian Penido Ross é ator, diretor, tradutor e professor de teatro. Membro fundador do grupo Tapa desde 1982, como ator já encenou grandes nomes da história do teatro brasileiro que vai desde autores do século XIX, como Martins Pena, França Jr. e o maranhense Artur Azevedo até Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Jorge Andrade e Plínio Marcos.

Do repertório clássico fez Shakespeare, Molière, Bernard Shaw, Maquiavel, Tchecov, Oscar Wilde, Strindberg e Pirandello, entre outros. Atualmente é professor na Escola de Atores Wolf Maya com a disciplina de Montagem Teatral.

Professor de teatro desde 1999 ministrou aulas nas Universidades Anhembi Morumbi e FAAP, no Teatro Escola Célia Helena, na SP Escola de Teatro, na Escola Livre de Teatro de Santo André. Desde 2007 é professor nos Grupos de Estudos para Profissionais do Grupo Tapa.

Dirigiu os espetáculos “Ensaio Sobre Dorotéia”, de Nelson Rodrigues; “Bonitinha, Mas Ordinária”, de Nelson Rodrigues; “Casa de Orates”, de Artur e Aluísio Azevedo; “Uma Peça por Outra”, de Jean Tardieu; “Moço em Estado de Sítio”, de Oduvaldo Viana Filho; entre outros.

Como ator, atuou entre outros trabalhos em “Camaradagem”, de A. Strindberg; “A Importância de Ser Fiel”, de Oscar Wilde; “Major Bárbara”, de Bernard Shaw; “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues; “O Homem que Sabia Javanês”, de Lima Barreto; “A Verdadeira Vida de Jonas Wenka”, de Bertold Brecht; e “As Viúvas”, de Artur Azevedo.

Espetáculo - A peça, encenada pela primeira vez no teatro brasileiro é adaptação de um dos melhores filmes de tribunal da história, “12 Homens e uma Sentença” (12 Angry Men, EUA, 1957), de Sidney Lumet [1924-2011] e chega ao Nordeste depois de temporada em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e uma turnê em Portugal.

Além do Maranhão, a peça será apresentada ainda no Piauí e Ceará. “12 Homens e uma Sentença” venceu o Prêmio APCA de melhor espetáculo, Prêmio Contigo 2011 de Melhor Espetáculo do Ano (Juri Popular) e recebeu duas indicações ao Prêmio Shell SP.

O texto de Reginald Rose com tradução de Ivo Barroso tem direção de Eduardo Tolentino de Araújo e cenografia de Lola Tolentino. No elenco do espetáculo estão Brian Penido Ross, Xando Graça, Zé Carlos Machado, Camilo Bevilaq, Ricardo Dantas, Fernando Medeiros, Adriano Bedin, Norival Rizzo, Rafael Golombek, Augusto Cesar, Bruno Barchesi e Rodolfo de Freitas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.