Ginástica

Flávia Saraiva integra ginástica artística do Flamengo

A pequena estrela assinou com o clube da Gávea, que tem tradição na modalidade, e se junta a um seleto grupo feminino, com companheiras da seleção brasileira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

RIO DE JANEIRO

Flávia Saraiva está de casa nova. A pequena estrela da ginástica artística brasileira assinou com o Flamengo e se junta às companheiras da seleção brasileira no seleto grupo rubro-negro. Algumas horas depois de desembarcar da Itália, onde disputou o Trofeo Città di Jesolo, por equipes, e conseguiu a melhor somatória de notas da carreira no individual geral (58,400 pontos), Flavinha - como é chamada carinhosamente - foi recebida no clube da Gávea pelo presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, integrantes da diretoria e ginastas.

Pela graça, carisma e talento a ginasta de 16 anos e 1,33 m encanta os fãs. Em 2015, em sua primeira temporada como adulta, trouxe duas medalhas de bronze do Pan de Toronto, no individual geral e por equipe. Surpreendeu e apareceu para o mundo em 2014, ao conquistar ouro no solo e prata na trave e no individual geral nos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanquin, na China.

Flávia Saraiva tem como companheiras de equipe no Flamengo Jade Barbosa, Rebeca Andrade, Julie Kim Sinmon, Letícia Costa, Milena Theodoro, Maria Cecília Cruz, Thauany Araújo e Isabelle Cristina. Recebeu a camisa do Clube de Jade Barbosa e fez uma apresentação simples no solo, no ginásio Claudio Coutinho, para marcar sua apresentação oficial no clube.

"Como já treinamos juntas na Seleção, não vai mudar muita coisa na rotina. Se Deus quiser ainda vou conseguir trazer uma medalha olímpica e colocar meu nome ali na parede. Estou feliz por fazer parte de uma equipe forte como o Flamengo. Eu espero que dê tudo certo. Vou me esforçar ao máximo, treinar bastante para ajudar a manter essa história que o clube tem na ginástica artística.Lá (nos Jogos da Juventude, em 2014), eu já conseguia imaginar que poderia ter a chance de estar em uma Olimpíada, mas não em um clube grande como o Flamengo", afirmou Flavinha.

Seleção Brasileira

Flávia Saraiva está escalada para a seleção brasileira que disputa o Evento Teste, de 16 a 22 de abril, na Arena da Barra - será a última chance de a ginástica artística feminina garantir participação olímpica por equipe. Um total de quatro vagas estão em disputa por Brasil, Alemanha, Romênia, França, Bélgica, Austrália, Suíça e Coréia do Sul. Se o Brasil não conseguir a classificação por equipe terá o direito de ter uma ginasta na competição olímpica.

"Tem muita coisa em jogo no Evento Teste, a classificação olímpica, a disputa em casa, a juventude... Mas ela foi bem em Jesolo - com a melhor nota no individual geral - e o trabalho será para mantermos isso. E é importante para a carreira da Flávia estar em um clube de tradição como é o Flamengo", disse o técnico Alexandre Carvalho, com quem a ginasta trabalha na seleção brasileira.

Nesta temporada, Flávia Saraiva conquistou duas medalhas de ouro, no solo e na trave, e uma de bronze, nas barras assimétricas, na etapa de Baku (AZE) da Copa do Mundo. Em Jesolo, tradicional competição por equipes, Flavinha foi destaque da equipe com 14,950 na trave e 14,000 no solo. Ainda apresentou um salto com maior grau de dificuldade - 15,050 pontos - e teve um erroa nas barras assimétricas - 14,400 -, somando 58,400 pontos, atrás da campeã olímpica Gabby Douglas (59,650) e das americanas Ragan Smith (59,050) e Lauren Hernandez (58,550).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.