Apresentação

Dia Nacional das Bandas e Fanfarras em Paço do Lumiar

A banda Marcial Henrique de La Roque desfilará pelas ruas e avenidas da cidade; apresentação ocorre a partir das 8h30 deste domingo (27)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Desfile ocorrerá domingo, às 8h30 no Paço do Lumiar
Desfile ocorrerá domingo, às 8h30 no Paço do Lumiar (Bandas Fanfarras)

Celebrado em 27 de março, o Dia Nacional das Bandas e Fanfarras será comemorado neste domingo pela Banda Marcial Henrique de La Rocque, que fará um desfile pelas avenidas do conjunto Maiobão, em Paço do Lumiar, às 8h30. A banda, que se concentrará na sede do grupo (Rua 12 S/N Maiobão), percorrerá as avenidas 9, 4, 3 e as Ruas 101, 33 e 12 daquele conjunto.

A Banda Marcial Henrique de La Rocque é originária da cidade de Paço do Lumiar. Com 20 anos de atividades, já ganhou campeonatos e fez apresentações em várias cidades. A banda desenvolve um projeto de escolinha de música e dança para crianças e adolescentes do município.

O grupo teve a sua primeira formação em 1995, como um desejo da ex-diretora da Unidade Integrada Ministro Henrique de La Rocque, a pedagoga Neuza de Sena, apenas para atuar nos desfiles cívicos, mas com o passar dos anos se transformou numa atividade permanente, atingindo não só alunos da escola, mas a comunidade.

“Queríamos apenas formar uma fanfarra para conduzir o desfile da Semana da Pátria da escola. O início não foi fácil. Compramos instrumentos com recursos próprios, com a renda de bingos. Atualmente, a banda é o que há de mais sólido na cultura de Paço do Lumiar”, relembra a ex-gestora.

Para o regente da Banda La Rocque, Hugo Leonardo Oliveira, é um desafio diário manter um grupo neste segmento, devido ao pouco investimento para a sua manutenção. “Mas esses obstáculos são ultrapassados quando nosso aluno começa a aprender um instrumento e estamos desfilando na rua ou em algum evento. Os aplausos e palavras positivas são combustíveis para continuarmos”, conta o professor, que é ex- aluno da banda.

Formação- Para participar da banda é necessário obedecer a critérios como frequentar regularmente a escola, obter boas notas e ter frequência nos ensaios. Atualmente a banda conta com 45 integrantes na banda principal e 17 novos alunos na escolinha,

Ana Luísa Pargas, 14 anos, está na banda há oito na linha de frente, chamada de Color Guard, e ainda não pensar em deixar o grupo. “Aqui eu me sinto bem. A dança me faz feliz e a banda é a minha segunda casa. Todos os dias ensaiamos, elaboramos coreografias para sempre fazer bonito nas nossas apresentações, campeonatos e agradar ao público, que é o mais importante”, ressalta.

Em muitas cidades, ainda é forte a cultura das bandas estudantis, que vão além de desfiles cívicos, sendo um instrumento para educar e socializar jovens pela música.

Assim, o Dia Nacional das Bandas e Fanfarras foi instituído como uma estratégia de resgate, valorização e reivindicação de políticas públicas na área. A história das bandas e fanfarras ainda é uma tradição que pode durar muito tempo, mas as dificuldades para mantê-la ainda é um agravante.

De acordo com a Federação Maranhense de Bandas e Fanfarras (Fembaf), na Região Metropolitana de São Luís existem 15 grupos aproximadamente, um número inferior ao registrado há 10 anos. l

Serviço

O quê

Desfile da Banda Marcial Henrique de La Roque

Quando

Domingo, 27

Onde

Maiobão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.