Manifestação

Com hospital em situação precária, servidores da Santa Casa farão protesto

Ato acontecerá na terça, em frente à unidade de saúde; de acordo com organizadores, manifesto por descumprimentos nos contratos de trabalho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Santa Casa de Misericórdia é alvo das reclamações de pacientes e de funcionários, que farão protesto
Santa Casa de Misericórdia é alvo das reclamações de pacientes e de funcionários, que farão protesto (Santa casa)

Funcionários da Santa Casa de Misericórdia farão, na terça-feira, dia 29, às 7h, em frente à unidade de saúde (localizada na Rua do Norte, Centro), uma manifestação contra a direção da casa. De acordo com os organizadores, além dos atrasos de salários, os trabalhadores reivindicarão melhores condições de trabalho, fim dos atrasos no fornecimento do vale-transporte e não recolhimento de benefícios, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Segundo o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Maranhão (Sindsaúde), organizador do ato, um ofício foi encaminhado ontem à direção da Santa Casa, expondo os pontos de reivindicação. A realização do manifesto foi decidida durante assembleia dos filiados ao Sindsaúde, na sede do sindicato, no dia 23 deste mês.

Neste momento, os servidores trabalham em condições indignas. Não havia alternativa, senão propor este ato, até para chamar a atenção da sociedade e da população” Dulce Mary dos Santos, presidente do Sindsaúde

Precariedade
De acordo com a presidente do Sindsaúde, Dulce Mary dos Santos, as condições para atendimento na Santa Casa, atualmen­te, são precárias. “Neste mo­mento, os servidores trabalham em condições indignas. Não havia alternativa, senão propor este ato, até para chamar a atenção da sociedade e da população”, disse.

Ainda segundo a dirigente, caso não haja nenhuma resposta da direção da unidade de saúde quanto à pauta de reivindicações, novos atos poderão acontecer nas próximas semanas. “Inicialmente, tentamos o diálogo com a direção da unidade. Como não foi possível, ficou acertado o ato, até para que alguma coisa seja feita”, informou a presidente do Sindsaúde.

A Santa Casa de Misericórdia é alvo das reclamações de pacientes, seja pela demora na marcação de consultas, ou pelo tempo de espera para o atendimento diário. A Prefeitura de São Luís informou, no fim do ano passado, que está em vigência um termo de cooperação entre a direção da Santa Casa e o Município, para que o hospital receba pacientes oriundos dos Socorrões I e II.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.