Brasil em crise

Presidente da Ajufe condena discurso de Flávio Dino: “nenhum conteúdo jurídico”

Em nota Bochenek afirmou que o governador do Maranhão emitiu “opinião estritamente de cunho político”, limitada argumentativamente e sem nenhum conteúdo jurídico.

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
(Presidente da ajufe)

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Antônio César Bochenek, reagiu às críticas do governador Flávio Dino (PCdoB) ao que este considerou atuação política de membros do Judiciário brasileiro e arbitrariedades na condução da Operação Lava Jato.

Por meio de uma nota oficial encaminhada ao jornal Folha de S. Paulo, após discurso do comunista em evento pró-Dilma Rousseff (PT) no Palácio do Planalto, Bochenek afirmou que o governador do Maranhão utiliza-se do fato de ser ex-presidente da Ajufe e governador do Maranhão para emitir “opinião estritamente de cunho político”, limitada argumentativamente e sem nenhum conteúdo jurídico.

Segundo ele, essa postura de Dino não contribui para o debate político atual, tampouco para o abrandamento dos ânimos, naturalmente acirrados em momento de crise institucional e política no país.

“Utilizar-se de posições representativas, como governador do Maranhão e ex-presidente da Ajufe, para dar força jurídica a declarações políticas, em nada contribui para o debate democrático e a pacificação social”, disse.

O magistrado defendeu que “não há golpe orquestrado na atuação do Judiciário dentro dos estritos limites legais”. “Dino expressa opinião estritamente de cunho político, sem apontar nenhum conteúdo jurídico ou as ilegalidades que classifica como ‘golpe do Judiciário'”, disse.

“Comparar a situação atual do país com o nazismo ou o fascismo revela não apenas limitação argumentativa, como também um desrespeito com o povo brasileiro, que não espera por um ‘führer ou protetor’ mas pelo fim da corrupção e da impunidade”, completou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.