Carro

Mercedes-Bens inaugura fábrica em São Paulo e lança Classe C

Planta na cidade de Iracemápolis vai produzir 20 mil carros por ano; o primeiro veículo a sair da linha de produção é o Sedã C180

Natália Madeira / Enviada Especial*

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Lançamento ocorreu em São Paulo
Lançamento ocorreu em São Paulo (mercedes)

SÃO PAULO - Inaugurada nesta quarta-feira (23), na cidade de Iracemápolis, em São Paulo, a nova fábrica de automóveis da Mercedes-Bens. No projeto que vai ampliar a linha de produção mundial da empresa, foi investido mais de 600 milhões de reais e vai produzir neste primeiro momento cerca de 20 mil veículos por ano e pelo menos 50 por mês. O primeiro automóvel a sair da linha de produção foi o Sedã Classe C, baseado em uma arquitetura de veículos compactos e com tração traseira. A partir do segundo semestre será a vez do SUV GLA.

Com apenas 19 meses entre o anúncio da construção e o início da produção, a fábrica já gera 500 empregos diretos e até o fim desde ano pretende chegar a 750. A Mercedes é a única da indústria automotiva a produzir automóveis, vans, ônibus e caminhões na América Latina, e se destaca por apresentar uma avançada tecnologia e modernos processos de produção. Além de contar com profissionais treinados e capacitados para a produção de automóveis da marca.

De acordo com Sven Junghanel, gerente sênior de Projeto Estratégico da planta de Iracemápolis. O foco é a qualidade dos processos de produção e do produto final a ser entregue ao cliente.

Evento - Participaram da abertura oficial representantes da Daimler AG; autoridades como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que não comentou sobre a operação Lava Jato ou impeachment da presidente Dilma Rousseff, fornecedores e a imprensa nacional.

Durante a cerimônia os colaboradores da planta apresentaram o primeiro modelo de veículo da empresa que vai chegar ao mercado com nacionalização brasileira, o Sedã C180, que foi exposto para que os convidados conhecessem de perto o produto com motor 1.6 turbo de 156 cavalos e 25,5 kgfm e câmbio automático de sete marchas.

Os convidados também presenciaram a produção manual de veículos, que tem o tempo máximo para ser finalizado em até 15 minutos. A expectativa da marca é melhorar cada vez mais para que a produção continue crescendo e movimentado o mercado nacional e local. "A fábrica de Iracemápolis será referência para as fábricas de porte médio em termos de layout e tecnologia. Assim, conseguimos uma produção altamente flexível e de alta qualidade para atender a demanda local", conclui Markus Schäfer, membro do Board Mercedes-Benz Automóveis, Produção e Logística.

* A jornalista participa do evento a convite da organização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.